PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO


BEM AVENTURADO OS PUROS DE CORAÇÃO PORQUE ELES VERÃO A DEUS. Mt 5:8


Quando Jesus fala dos puros de coração, está se referindo àqueles que têm um interior puro, isto é, àqueles que têm pensamentos, sentimentos, desejos, motivos e atitudes puros.
John MacArthur define limpo como: “Sem mistura, sem fusão, sem adulteração, peneirado ou sem resíduos”.

Ser limpo de coração implica em integridade interior e sinceridade, como vemos no Salmo 73:1; em I Tm 1:5 (puro é sinônimo de sincero) e também 2 Tm 2:22 e I Pe 1:22.

Jesus pronuncia sua bênção sobre as pessoas cuja manifestação exterior está em harmonia com a sua disposição interior.

O coração deturpado pela queda de Adão e herdado pelos seus descendentes é uma fábrica de maldade e impureza (Marcos 7:20)

Como podemos ser limpos de coração, já que ninguém consegue se purificar (Pv20:9)?
Na verdade, é Deus que nos limpa pela Sua Palavra. (JOÃO 15:3)

Afinal, a pureza de coração não é uma qualidade natural do homem, mas é resultado da obra graciosa de Deus na vida do crente. 

Nascemos com um coração corrompido; nossos pensamentos, sentimentos, desejos e motivos são inclinados para o mal (Salmo 51). 

Todos somos impuros por natureza. De nós mesmos não podemos nos tornar puros. Somente Deus pode nos purificar de nossa imundícia espiritual. 

Davi reconheceu isso quando fez a seguinte oração a Deus: “Cria em mim, ó Deus um coração puro…” (Sl. 51.10) 

O Espírito de Deus nos dá um coração novo e puro a fim de vivermos não mais mergulhados na impureza em que nascemos, mas sim em pureza e novidade de vida diante de Deus e do próximo. 

Não quer dizer que já somos totalmente puros e perfeitos e não mais pecamos nesta vida; por outro lado, o Espírito que em nós habita nos dá o sincero desejo e alegria de viver já agora em santificação e pureza para a glória de Deus. 

O Espírito nos capacita a sermos puros e, ao mesmo tempo a Bíblia ensina acerca da nossa responsabilidade de purificar o nosso coração de todo pecado (Tg. 4.8; II Co. 7.1). 

A pureza de coração que Jesus requer de nós se evidencia no nosso relacionamento de amor com Deus e com o próximo. 

Não adianta freqüentar as melhores academias, fazer as mais saudáveis dietas, usar os melhores produtos de beleza, isso não muda o real estado do coração humano.

A mensagem bíblica afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).

De nada vale um belo corpo e uma saúde invejável, acompanhado de hipocrisia, mentira e falsidade. Quem gostaria de ter uma pessoa assim ao seu lado?

A maior e melhor beleza que alguém poderia desejar é a beleza de um coração limpo, íntegro, reto e sincero.

Busque cuidar do seu coração para que, pela Palavra de Deus, ele esteja sempre limpo, pois a promessa de Jesus é que àquele que tem coração limpo verá a Deus.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: