PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 27 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS PERSEGUIDOS.


“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5.10).


A bem-aventurança anterior nos adverte para semearmos a paz, fruto de nossa reconciliação com Deus. Porém, esta última bem-aventurança, mostra que se as demais bem-aventuranças estão sendo realidade em nossa vida, poderemos sofrer perseguições.

No entanto, devemos estar preparados para reagir se isto acontecer. Jesus ensinou como devemos reagir no verso 12: “Regozijai-vos e exultai, pois é grande o vosso galardão!” Não como mérito nosso, mas como promessa gratuita de Deus.

Não devemos vingar quem nos persegue, nem ficar de mau humor, nem ficar se lamentando e nem tampouco gostar da perseguição em si.

A perseguição também é um certificado de que nosso cristianismo é mesmo autêntico, pois “assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (v. 12). Não estamos sós nesta perseguição, antes de nós milhares de cristãos fiéis foram perseguidos. Pertencemos a uma nobre sucessão!

A razão desta perseguição é  “por minha causa” (v.11), diz Jesus. Qualquer outro motivo não se enquadra nesta bem-aventurança.

Os apóstolos aprenderam esta lição muito bem, pois quando açoitados pelo Sinédrio, “eles se retiraram...regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome” (At 5:41).

Jesus nunca escondeu a possibilidade de seus discípulos serem perseguidos. Vejamos alguns textos: João 15:18 a 25; I Pe 4:13, 14; Atos 14:22; II TM 3:12

O apóstolo Paulo também nos exorta em II Timóteo 3:12: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.

Todo o livro de Atos está repleto de registros de perseguição aos cristãos (At 4:2; 4:21; 5:40 e no caso de Estevão At 7:54 a 60.

A perseguição nunca esteve ausente na história da igreja verdadeira. Os imperadores romanos perseguiam os seguidores de Cristo por muitas razões.

Devemos nos perguntar: já sofremos algum tipo de perseguição por causa de Jesus Cristo, por sermos seus verdadeiros discípulos?

A perseguição tem um efeito positivo, ela fortalece a igreja! Afasta os membros acomodados e sem conversão real, separa o joio do trigo (Mateus 13:21).

Portanto, não devemos evitar e nem procurar a perseguição, mas estarmos testemunhando e vivendo fielmente o evangelho dia-a-dia e dispostos a sofrer as consequências por amor ao Senhor, regozijando e exultando. 

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI –

Nenhum comentário: