PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

BEM-AVENTURANDO OS MANSOS.


Já estudamos nos textos anteriores a primeira e a segunda bem-aventurança: Humildes de espírito e os que choram. 

Hoje trataremos da terceira que diz: “Felizes os mansos porque herdarão a terra” (Mateus 5:5). 

São palavras surpreendentes estas do Senhor Jesus. Será que os mansos podem herdar a terra? Não são os poderosos e valentes deste mundo que tem condições de herdar a terra e possuir muitas riquezas? 

Você é uma pessoa mansa? O que é mansidão pra você?
Mansidão é a qualidade espiritual de submissão paciente e de humildade (Sl 22:26; 25:9 e 147:6).

Ser manso, conforme o ensino de Cristo, não é possuir um temperamento calmo ou tranqüilo por natureza ou ser frágil e sem caráter. Não é a respeito de pessoas assim que Jesus está se referindo.

Ser manso conforme o ensino de Jesus é ter uma atitude humilde e gentil para com os outros determinada por uma estimativa correta de si mesmo, conforme a verdade revelada nas Escrituras. 

Mansidão é fruto do Espírito (Gl 5:23), logo, para ela aparecer em nossa vida, precisamos nos encher do Espírito de Deus e não de nós mesmos.

Os mansos suportam melhor a adversidade porque aceitam tudo como efeito do sábio e amoroso propósito de Deus para com eles, pelo que também aceitam as injúrias com que os homens os injuriam (Moisés, Nm 12:3), sabendo que estas coisas são permitidas por Deus para seu bem final (2 Sm 16:11).

Alguns exemplos bíblicos de mansidão:

A)   ABRAÃO foi manso quando Deus o testou, ordenando-lhe que sacrificasse seu único filho, Isaque (Gn 22). Ele não discutiu e nem se irou com Deus. Obedeceu.
B)   JOSÉ demonstrou mansidão pois não vingou, nem ficou com raiva contra seus irmãos que o desprezaram. Teve um coração perdoador. Veja as palavras de José: “Não temais, acaso, estou eu em lugar de Deus?Gn 50: 19,20
C)    MOISÉS, por causa da mansidão, Moisés apesar de manter a força da liderança, estava preparado para aceitar injúria pessoal sem ressentimento ou recriminação (Nm 12:3).
D)   DAVI, homem segundo o coração de Deus, também era manso, mesmo tendo coragem extrordinária para atacar um urso e um leão (I Sm 17:34-37) bem como o gigante Golias.
E)   JOÃO BATISTA, que no auge de sua popularidade lembrava seu imenso auditório que não era digno nem sequer de desatar as sandálias de Jesus. Coragem não lhe faltava, pois não hesitou em denunciar a imoralidade de Herodes, o que lhe custou a vida (Mt 11:11)

O que se diz aqui sobre ser manso é um eco do SALMO 37:11, 22.29,34.

Ser manso é uma atitude de plena confiança em Deus por parte do crente em meio às injustiças e opressões que ele sofre nas mãos dos ímpios. 

Jesus mesmo disse que era manso (Mt 11:29). Isto não quer dizer que ele era indiferente para com as coisas, medroso, apático, etc. 

Em primeiro lugar, a mansidão nos ensina a sofrer sem reclamações (I Pe 2: 21 a 23). Uma das maneiras de tropeçarmos com a língua é defender a nós mesmos ou responder à crítica com acusações ríspidas.

Em segundo lugar, a mansidão facilita a renúncia que Deus requer dos seus filhos, (Lc 14:33). Renunciar a tudo é entregar nossos direitos egoístas e pessoais. 

Em terceiro lugar, a mansidão nos instrui no santo procedimento em nossos relacionamentos no lar, evitando críticas, inimizades, discussões, brigas. 

Em quarto lugar, os que confiam no Senhor são descritos como os que “esperam no SENHOR” (v.9); mansos (v.11); justos (vs.12, 16, 17,29); homem bom (v.23); íntegros (18); homem de paz (v.37). 

Além de tudo isso, o SENHOR promete aos mansos a terra como herança. “Felizes os mansos porque herdarão a terra”. 

A promessa não é com relação a terra física, NÃO É prosperidade material.
Pedro esperava algo superior quando diz que “nós porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus em nova terra” . (2 Pe 3:13)

Portanto, é  fácil compreendermos errado a mansidão, pensando ser alguém que é fantoche, sem vida, sem opinião, sem identidade.
Quantos relacionamentos e alegrias evaporam todos os dias por causa da autopromoção, da indignação, presunção, vingança e falta de perdão, intolerância, acusações, críticas que não podem coexistir com a mansidão.

Você é um pessoa mansa segundo a Palavra de Deus? Todo cristão deve ser manso, logicamente, não perfeitamente manso. Mas esse caráter manso de Cristo deve estar sendo formando em todos aqueles que realmente nasceram de novo.

Como é você, quando se sente injustiçado, confrontado, quando te criticam, te excluem, quando são indiferentes com você?

O manso defende sempre o nome e a causa de Cristo e não a sua própria reputação.

Por fim, não é suficiente entregar nossos direitos sobre coisas e acontecimento. Devemos também ceder os direitos sobre nossa reputação. Quem realmente é manso não se sente lesado pelas flechas acusatórias, traiçoeiramente lançadas contra sua pessoa. Muitas vezes, somos alvo da inveja e dos ciúmes. Se reconhecermos a corrupção profunda do nosso coração, com grande freqüência descobriremos um elemento de verdade nas acusações lançadas contra nós. Entre as marcas da carne pecaminosa estão as mágoas e o desejo de nos vingar quando nosso bom nome é atingido. Por outro lado, perdoar genuinamente reflete a santidade que o Espírito Santo está gerando em nós.” (Russell Shedd)

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: