PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADO OS MISERICORDIOSOS.


 
BEM-AVENTURADO OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA.  
Mt 5:7

Não podemos nos esquecer que a misericórdia de Deus é um de seus atributos mais evidentes em sua relação conosco.

É por causa das misericórdias do Senhor que somos preservados em vida todos os dias, conforme Lamentações de Jeremias 3:22,23 diz: ”as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade

A misericórdia é uma virtude essencialmente cristã, pois a Bíblia  diz que uma das expressões da corrupção natural do homem é que ele é “sem afeição natural e sem misericórdia” (Rm. 1.31).

Assim como nosso Deus é misericordioso, Ele requer misericórdia dos cidadãos do seu reino: “Sede misericordiosos como também é misericordioso o Vosso Pai Celeste” (Lc. 6.36).

 Portanto, é impossível ser cristão sem ser misericordioso; é impossível provar da misericórdia de Deus e não mostrar misericórdia aos nossos semelhantes. Como filhos de Deus devemos ser misericordiosos para com todos.

Mas, o que é misericórdia? Misericórdia é amor demonstrado em favor de quem vivem em desgraça (necessidade), e um espírito perdoador para com o pecador.

Misericórdia em sua essência é ter compaixão pelos outros porque eles também são pecadores.

Deus é quem oferece o melhor exemplo.

SALMO 103:8: “O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno”

O refrão do Salmo 136 repete-se 26 vezes: “Porque a sua misericórdia dura para sempre”.

“O Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” – Tg 5:11

Porque Deus é  um Deus misericordioso, exige que as suas criaturas, criadas à sua imagem e semelhança, também sejam misericordiosas.

Alguns textos bíblicos que falam como nosso Deus é misericordioso.

a) “Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR” (Sl 33.5). (Do mesmo modo: Sl 119.64).

b) “Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias  e das tuas bondades, que são desde a eternidade. Não te lembres  dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR” (Sl 25.6-7).

c) “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia , para livrar- lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida. Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo. Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome. Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti esperamos” (Sl 33.18,22).
“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR  para todo o sempre” (Sl 23.6).

e) “Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas” (Sl 36.7).

f) “.... eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e
me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor” (Sl 5.7).

g) Davi escreve: “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia  o assistirá” (Sl 32.10).

A nossa salvação é uma evidente demonstração do amor misericordioso de
Deus, por isso a salvação é atribuída inteiramente à Sua misericórdia.
É isto que Paulo escreve a Tito: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt 3.5).

A nossa salvação futura também está depositada totalmente na misericórdia de Deus: “Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Tg 1.21).

Daniel em sua oração diz:"Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias" (Dn 9.18).

Diante disto, resta-nos crer que somos alvos imerecidos das muitas misericórdias de Deus e que devemos, da mesma forma, semear esta misericórdias em todos os nossos relacionamentos para a glória de Deus. 

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: