PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bem-aventurados os humildes de espírito.


Iniciaremos uma série de reflexões sobre as conhecidas bem-aventuranças registradas em Mateus 5. Não iremos fazer um estudo minucioso aqui. Optaremos por algo prático, fiel às Escrituras e de agradável leitura.

A primeira bem-aventurança fala de uma qualidade rara, que o mundo desconhece, mas que é fundamental para o cristão. Na verdade é o alicerce de todas a demais que virão na sequência. 

Não foi sem razão que Jesus começou dizendo sobre a humildade de espírito. Afinal, sem esta humildade nenhuma outra bem-aventurança pode ser desfrutada. 

E ninguém há que possa escolher uma dentre as 8 bem-aventuranças. Não existe a possibilidade de queremos ser do time dos mansos, mas não dos humildes; dos pacíficos, mas não dos que choram, etc. Estas características são como uma corrente, onde cada elo deve estar ligado ao outro, para nos firmar na fé. 

Não se trata de condições para sermos salvos. Ao contrário, estas bem-aventuranças devem ser características de todos os que já nasceram de novo. 

Esta humildade que Jesus ensina no verso 3 do capítulo 5 de Mateus, não é humildade material. Antes, trata-se da humildade espiritual, ou seja, humildes são aqueles que reconhecem que são pecadores, que não possuem nada para oferecer a Deus, que foram salvos unicamente pela Graça (Efésios 2:8,9). 

Ser humilde aqui é estar ciente da nossa dependência total do Senhor, bem como não se achar bom ou melhor do que ninguém. 

Verdadeira humildade é dizer de coração como o Apóstolo Paulo disse: “sou o menor de todos os santos”, depois, crescendo mais na graça de Jesus, disse “sou o menor dos apóstolos” e, quando já mais maduro na fé, afirmou ser “o principal dos pecadores.” Com isso, vemos que o crescimento cristão é para baixo (Filipenses 2:5 a 9).

Aprendemos esta humildade com Aquele é Verdadeiramente humilde: Jesus (Mateus 11:28 a 30). Ser verdadeiramente humilde é clamar como o Publicano (Lucas 18:13): "Senhor, sê propicio a mim pecador". Esta humildade não é opcional para o cristão. 

Precisamos aprender com o Senhor esta humildade de espírito se quisermos experimentar a verdadeira felicidade prometida por Ele.

Portanto, não pensemos que humildade é ser pobre neste mundo, ou sermos simples, ou outra característica exterior qualquer. Somente será bem-aventurado aquele que estiver consciente de sua pobreza espiritual diante de Deus, sabendo que foi salvo unicamente pelas misericórdias do Senhor.

Você tem esta convicção pessoal? Ore com sinceridade ao Senhor.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: