PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A ESCOLHA DE UM VICIADO.

O vício, seja ela qual for, é idolatria pura. É o mesmo que afirmarmos que sem tal produto, comportamento ou pessoa não somos felizes, que somos vazios, insignificantes. E "praticar idolatria é ser escravo" (Timothy Keller). 

Nosso cônjuge, filhos, famílias, amigos, namorada (o) podem ser nossos ídolos. Um emprego, a fama, reputação, poder, bens materiais, corpo perfeito, lazer, esporte também podem ser nossos ídolos e por isso nos comportamos como dependentes químicos deles. 

E qual a chance de um viciado fazer uma escolha boa? Qual a chance dele escolher algo que não vá destruí-lo?  Eles sempre fazem escolhas erradas. Eles vendem o que têm pra ter o produto de seu vício. Matam, espancam os pais, roubam, fazem de tudo, destruindo tudo e todos, para consumir algo que também está e continuará destruindo a eles próprios também. Ser viciado em algo ou alguém é ser dominado irracionalmente. 

Nenhum vício, nenhum ídolo pode nos satisfazer, embora eles prometam isso. Um viciado em pornografia, no trabalho, em compras, em drogas, álcool, esporte, comida, nele mesmo, em sua solidão e individualidade, sempre está se destruindo porque se entrega a algo que não o satisfaz e que sempre exige maior entrega. Suas escolhas são como as de um viciado?

Idolatria é pecado. É fazer algo ou alguém como fonte de nossa felicidade, é viver para este fim. E Deus nos fez para nos alegrarmos nEle, para vivermos para adorá-Lo, para nos relacionarmos com Ele, pois somente vivendo assim é que seremos, de fato, felizes, satisfeitos e encontraremos descanso para nossa alma!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: