PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EM QUEM VOCÊ REALMENTE CONFIA?

"Confia no SENHOR de TODO o teu coração, e NÃO no teu próprio entendimento" (destaques nossos, Provérbios 3:5)

O texto bíblico é claro! Mas ainda assim, quero chamar sua atenção para o contraste que ele nos ensina: confiar em Deus implica em não confiar em nossa sabedoria. 

Ou seja, um anula o outro. Se digo que confio em Deus, mas confio também em meu entendimento para viver, na verdade, não confio em Deus, mas em mim mesmo. 

Minha confiança deve estar somente em Deus e não, em Deus também. Muitas vezes falamos que confiamos em Deus, apenas por falar, quando na verdade, desconfiamos. Falamos que confiamos, mas andamos por nossos próprios caminhos, fazendo nossas próprias escolhas e vivendo do jeito que achamos melhor. 

Mas, no capítulo 14, verso 12 de Provérbios mesmo, Salomão adverte: "Há caminhos que ao homem parece bom, mas o fim deles é morte"!.  Posso viajar de carona com alguém confiando no motorista. Neste caso vou tranquilo, pois sei que não fará nenhum infração de trânsito. Ou, posso dizer que confio só para ganhar a carona, mas viajar totalmente tenso, dando-lhe instruções e com medo. 

Como vivemos: descansamos na obra da cruz plenamente, sabendo que tudo foi feito perfeitamente por Jesus, confiamos que Deus é bom e sempre será e por isso podemos descansar nEle e em seu agir? Ou, volta e meia, queremos dar-Lhe conselhos, manifestando nossa ansiedade, preocupação e medo por tê-Lo como nosso Deus? Em quem confiamos de fato?

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: