PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 11 de maio de 2015

SOMOS IGUAIS AOS ANIMAIS?

A verdade mais fundamental que não podemos nos esquecer é a de que somos criaturas de Deus. Em Gênesis 1:27 lemos que "criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". E, nos versos anteriores, 21 a 24, lemos que Deus também criou todas as coisas, dentre elas, os animais. 

Embora os seres humanos e os animais sejam criaturas do mesmo Deus, eles diferem um do outro. Afinal, quando Deus criou o ser humano ele o criou à Sua imagem e semelhança. E não encontramos esta definição na criação dos animais. Portanto, já respondendo à pergunta - Somos iguais aos animais? - respondemos que sim e que não. Sim, porque ambos são criaturas. Não, porque os seres humanos trazem consigo a imagem de Deus e os animais não. 

E esta distinção  faz toda a diferença! 

Dentre outros aspectos, destacamos que - ser criados a imagem de Deus - nos faz um ser moral, ou seja, capazes de nos relacionarmos com o Criador, capazes de termos essa consciência de que existe Deus e que iremos prestar contas a Ele sobre o que fizemos e como vivemos a vida que Ele mesmo nos deu!

Um cachorro, por exemplo, não irá prestar contas de suas cachorrices a Deus, pois os animais são possuem essa dimensão moral. Eles não foram criados à imagem de Deus, por mais que hoje as pessoas os tratem melhores do a seus semelhantes. Contudo, nós, todos nós, crentes ou não crentes, iremos prestar contas diante do Senhor quando Ele vier julgar a terra! Isto, porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus, somos um ser moral!

E isto nos deve fazer refletir profundamente sobre como estamos vivendo. Estamos vivendo com sabedoria e santidade a Deus? Ou, estamos vivendo ignorando que somos criaturas, frágeis criaturas que hoje existem e não se sabe quantos minutos mais existirá, vivendo para nós mesmos como se não fôssemos ter que prestar contas a Deus um dia? Essa verdade é imutável e objetiva, ou seja, ela existe e ela acontecerá independentemente de crermos nela ou não. 

Portanto, ainda hoje, você pode orar ao Senhor e pedir que Ele se revele à você e te salve, fazendo-o uma nova criatura que vive para a expressar o amor e a bondade de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: