PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 13 de maio de 2015

COMO É NA PRÁTICA SE HUMILHAR PARA SER EXALTADO?

"Porque todo aquele que se exalta será humilhado e todo aquele que se humilha, será exaltado" (Lucas 18:14).

Esta sentença foi dada por Jesus. O contexto é a parábola do Fariseu que se exaltava e do Publicano que se humilhou (para ouvir esta mensagem, acesse www.comunidadecristademaringa.com.br ). 

O grande perigo está, como sempre, em adulterarmos o texto, dando a ele uma interpretação errada daquela que Jesus mesmo disse.

O texto bíblico NÃO ensina que quando formos humilhados por alguém, então Deus nos exaltará. Exemplo, quando somos humilhados no trânsito ou noutro lugar. Não é disto que o texto diz respeito. Não se trata de humilhação circunstancial ou moral diante das pessoas.

O verdadeiro sentido do texto é "todo aquele que SE humilhar" e não que "for humilhado". Esse "se humilhar" é ter a convicção, vinda de Deus, que nos leva a reconhecer que somos indignos diante de Jesus, que não merecemos a salvação, que não há nada em nós que possa atrair o Seu amor. Não é um autodesprezo que nos leva a depressão. Ao contrário, é vermos nossa própria condição de pecadores e, ao mesmo tempo, vermos a grandeza de nosso Salvador. É como disse John Newton: "Sou um grande pecador. Mas, tenho um grande salvador!"

É crer que somos salvos e aceitos unicamente pelos méritos de Cristo que morreu por nós, que nos amou incondicionalmente. 

Quando, diante dEle, em oração, nos humilhamos, reconhecendo nossos pecados e O reconhecendo como nosso Salvador, reconhecendo que não podemos nos salvar a despeito de nossas obras de caridade e nossa vida moral excelente, então seremos por Ele, exaltados à posição de filhos de Deus e iremos para sempre, desfrutar de Sua presença e de Seu amor.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: