PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

VOCÊ TEM FEITO A SUA PARTE?


Todos querem melhorar naquilo que fazem. Quando vemos um atleta vencendo ou um profissional em destaque, acende em nós a vontade de chegarmos lá também como eles. O entusiasmo vem, mas infelizmente, com a mesma força que chega, vai embora. Qual a razão? A principal razão é que a maioria quer o sucesso sem o esforço, o troféu sem o treinamento e almejam conquistas sem qualquer renúncia.

Pessoas como estas estão dentro das igrejas também. Sonham em vencer cada dia mais a luta contra o pecado; vivem na expectativa de amarem mais a Deus; casais aguardam o dia em que o casamento voltará a expressar a glória de Deus, etc. Mas, enquanto isso, a realidade é dura e horrível para muitos. Qual a razão disto? A principal razão é que negligenciam os princípios de Deus. Ninguém chega lá por esforço próprio. Mas, também, ninguém chegará lá como que numa escada rolante, sem qualquer esforço. Sabemos que a regeneração é um ato monergístico, unilateral de Deus. Todavia, uma vez salvos, cabe a nós buscar a santificação (Hebreus 14:12), ler e meditar nas Escrituras (Salmo 1 e Josué 1:8), ter uma vida diária de oração (I Tessalonicenses 5:17), fugir da impureza (I Coríntios 6:18), confessar pecados (I João 1:9), falar a verdade uns com os outros (Efésios 4:25), e muito mais. Ninguém fará isto por nós. A despeito de tudo isso, permanecemos inertes, sonhando em ter uma fé maior, um amor mais profundo por Deus, porém, sem a renúncia do “eu”, do pecado e da preguiça pecaminosa que negligencia os meios de graça.

Um dos maiores evangelistas, senão o maior, D.L. Moody (século XVI) disse certa vez que orava a Deus para que sua fé aumentasse, mas ela não aumentava. Então, começou a ler e meditar no capítulo de 10 de Romanos e, afirma, que sua fé começou a aumentar desde então. 

Portanto, estudando a vida desses gigantes da fé, vemos que aos seus próprios olhos se consideravam  anões espirituais. Eles dependiam de Deus de verdade e não apenas em seus discursos. A Bíblia para eles era realmente a regra de fé e prática. Erravam? Pecavam? Fracassavam? Sim, sim e sim. Porém, arrependiam e voltavam-se para Deus quebrantados. É o que lemos em Isaías 57:15: “Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”. Diz o ditado popular que toda milha começa com o primeiro passo. Então, toda grande fé começa com pequenas atitudes de obediência a Palavra de Deus. Tá esperando o quê?

Alexandre Pereira Bornelli



Nenhum comentário: