PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

VOCÊ É RÁPIDO NO GATILHO?



Aprender a se defender, esquivar e contra atacar, faz parte do mundo dos lutadores e do faroeste. Mas, em nossos relacionamentos, como devemos agir?

Como cristãos, a autodefesa, incluindo a esquiva e o contra ataque, são armas abomináveis por Deus, embora todos nós sejamos mestres nisto. Infelizmente vemos muitos casais habilidosos em esquivar de suas culpas e pecados, contra atacando-se o tempo todo dentro do lar. Parecem inimigos, onde quem sacar sua arma primeiro levará vantagem sobre o outro. Da mesma forma, vivem muitos pais e filhos, irmãos e também muitos cristãos. “Quem há que possa discernir as próprias faltas”, pergunta o salmista (Sl 19:12). 

A maioria possui justificativa para sua conduta, mesmo sendo justificativas que a Bíblia não justifica. Poucos assumem diante de Deus e do outro, culpa por seus atos. Quando agimos assim, devemos nos perguntar: fomos salvos do quê? Onde vemos Cristo nos ensinando a retribuir, vingar, não perdoar e viver ressentidos? Em nenhum lugar! Antes, vemos o contrário. A Bíblia ensina em Romanos 12:12 a não pagar o mal com o mal e sim com o bem e também a amarmos uns aos outros, até aqueles que nos perseguem (I João 4 e Mateus 5:44). Também em Efésios 4:25 a 32, somos exortados a nos livrar de toda amargura, indignação, ira, calúnia, gritaria e maldade, sendo bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-nos mutuamente assim como Deus nos perdoou em Cristo é o que a Bíblia nos ensina.

Portanto, devemos ser rápidos no gatilho e apontar a arma, que é a poderosa Palavra de Deus, contra o nosso próprio coração e não contra o outro, a fim de mortificar nosso orgulho e desejos de vingança, ressentimento e amargura. Isto é evidência de que realmente fomos salvos e de que somos novas criaturas! O cristão não vive de palavras bonitas, mas de novos desejos: agradar, obedecer e glorificar a Cristo e não a nós mesmos!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: