PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VIGIAI E ORAI

Hoje pela manhã lendo o jornal, uma notícia trágica, mas infelizmente, costumeira, chamou minha atenção: uma família que acabara de acordar em sua própria residência logo pela manhã, enquanto se preparava para mais um dia normal da vida, foi surpreendida por assaltantes que dominaram a todos, ameaçando-os de morte,. para em seguida, roubarem seus pertences, causando trauma e medo. O que me chamou a atenção foi o horário do assalto! Pensemos: a família acordou num lindo dia de sol, passarinhos cantando na janela, todos dando bom dia uns aos outros, se preparando para o café da manhã quando, de repente... os ladrões chegaram invadindo a casa e causando transtorno na família. Talvez a família estivesse mais alerta contra assalto durante a noite. Mas, realmente os ladrões não avisam o horário da chegada, como diz a Bíblia em Mateus 24:43: “Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada”.
Isso me fez pensar em nossa vida cristã. Quantos de nós nos preparamos para não sermos surpreendidos pelo pecado em alguns lugares ou alguns momentos específicos e nos relaxamos noutros. Logo pela manhã, ao sairmos de casa num lindo dia, podemos sair cheios de boa vontade para trabalhar e amar a Deus. Porém, podemos ser "assaltados" por pensamentos e desejos pecaminosos. Afinal, não tem um momento específico para a tentação chegar. Geralmente, como o ladrão, ela chega no momento que menos esperamos. Dai o alerta bíblico em I Pedro 5:8: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém que possa devorar: resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo". Exortação semelhante lemos em Mateus 26:41: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Não podemos separar vigilância e oração. Um depende do outro. Vigiar sem orar é moralismo, porque faz-nos acreditar que podemos vigiar por nossas próprias forças. Por outro lado, apenas orar, pode nos levar a um comodismo, nos isentando da nossa participação na busca pela santidade. Por isso, precisamos sempre vigiar e orar como sendo uma tarefa só, algo feito em conjunto. Enquanto vigiamos oramos e, ao mesmo tempo que orarmos, continuamos vigiando.
Aprendemos então, que assim como o ladrão, a tentação chega a qualquer momento para tentar nos fazer pecar contra Deus. Não existe um lugar ou um momento sequer neste mundo que estamos isentos da tentação e de pecar. Em todos os lugares, independentemente do que estejamos fazendo, precisando orar e vigiar. Orar para que Deus nos guarde e vigiar para vermos se estamos sendo coerentes com nossa oração. Ou seja, não adianta orarmos a Deus para sermos livre da tentação se caminhamos voluntariamente em busca dela. Vigiar para fugir de lugares e situações que nos induzem a pecar. Falando em ladrão, devemos vigiar e orar principalmente para que nossa vida esteja sempre em busca pela santidade, pois a vinda do Senhor será como um ladrão também, como nos diz I Tessalonicenses 5:4: “Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão” e 2 Pedro 3:10: “ O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada”. Nossa parte nisso tudo? Vigiar e orar.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: