PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Que tipo de herói é você?

O mundo dos super-heróis fascina todas as crianças e muitos adultos. Guerras e conquistas são, provavelmente, os temas dos filmes mais vistos hoje em dia. Muito embora em nossa época, como brasileiros, não experimentamos guerras como antigamente ou como ainda alguns países enfrentam, nossa vida diária é um campo de batalha contra muitos adversários. Vivemos num mundo altamente competitivo, onde “matar um leão por dia” é a missão de cada trabalhador. Conquistar espaço, vencer desafios, superar metas, suportar pressões são requisitos exigidos pelas empresas para seus funcionários. O que se esperava somente do homem, hoje também é aguardado da mulher, que sejam pessoas combativas, guerreiras, perseverantes, corajosas, dinâmicas, emocionalmente fortes e ambiciosos. Aos que desejam o sucesso profissional, esses são alguns requisitos exigidos.
Entretanto, quando o assunto é vida cristã, as exigências mudam. Deus não quer pessoas confiantes em si mesmas, que se acham capazes de fazer e decidir tudo sozinho. O livro de Provérbios 16:32 nos diz que “melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina seu espírito do que o que toma uma cidade.” O que Deus requer de nós afinal? Quer que sejamos um “banana”, “pamonha”, covarde, alguém indeciso, sem opinião própria? Não. O que Provérbios nos diz é que os frutos do Espírito são melhores do que os frutos da carne. Vejamos o contraste entre guerra e longanimidade; domínio próprio e inimizades ou facções. Lemos em Gálatas 5: 19 a 21 as obras da carne: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes. Logo em seguida, a partir do verso 23, lemos o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Fica evidente que as obras da carne fazem parte da vida de todos nós cristãos que ainda lutamos contra a carne (o pecado), embora elas devam estar sendo mortificadas dia a dia. Já, o fruto do Espírito, que é do Espírito Santo e não nossos, frutifica em nossa vida à medida que nos enchemos dEle.
Portanto, quando Provérbios diz que é melhor ser longânimo do que herói de guerra, diz que para Deus, ser conquistador de batalhas, seja em guerras físicas ou no trabalho, ser bem sucedido, matar um “leão” por dia não é importante se não temos o domínio próprio. Deus não se impressiona com nossas conquistas, mesmo sendo a conquista de uma cidade o que antigamente era comum ao vencedor das batalhas, se o fruto do Espírito Santo, no caso, o domínio próprio não é visto em nossa vida. Para ser cristão não precisa ser guerreiro, basta ser obediente. É verdade que todo cristão obediente a Deus declara guerra contra o pecado, mas isso não faz dele alguém descontrolado ou louco por guerras e vitórias. Nossa maior luta é conta o pecado. Para Deus, é mais importante dominar a si próprio que é uma evidência daqueles que estão se enchendo do Espírito Santo de Deus do que conquistar qualquer outra coisa deste mundo que exija poder e força. Aprendemos, então, que para Deus é melhor ser longânimo e tardio em nos irar do que alguém que quer fazer as coisas pelas próprias forças, com as próprias mãos. Noutras palavras, os heróis no ponto de vista de Deus são aqueles que foram conquistados pela Palavra e que dedicam suas vidas para conquistar aquilo pelo qual foram conquistados. Afinal, conhecemos a sentença dada por Deus ao fazendeiro que conquistou a batalha da produção agrícola e disse para sua alma regalar e se alegrar na sua conquista. Jesus o chamou de LOUCO (Lucas 12:20)! Isto mesmo, louco! Muitos de nós o chamaríamos de herói. Mas, Deus o chamou de louco. Não por ter tido sucesso, mas por ter confiado e se ensoberbecido diante da sua conquista. Quer saber então o que é um verdadeiro herói bíblico? Abra sua Bíblia em Hebreus capítulo 11, ali tem uma porção deles, boa leitura.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: