PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Confie em seu Guia.

São inúmeras as vezes que não entendemos o que acontece em nossa vida. Todos nós temos uma lista enorme de acontecimentos, bons e ruins (aos nossos olhos), que não sabemos a razão de termos passado por eles. E com relação ao futuro, igualmente nada sabemos. Isto muitas vezes nos deixa desorientados, confusos, amedrontados, inseguros e até revoltados. Afinal, o pecado nos faz crer que temos o controle da vida em nossas mãos. É natural do homem o querer saber e controlar a vida. Porém o homem mais sábio desta terra, Salomão, disse em Provérbios 20:24: "Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?" A Bíblia está nos dizendo que nossa vida, nossos passos, nosso viver, respirar, falar, pensar, agir, sorrir, chorar, desejar, andar são coisas dirigidas por Deus. É Ele quem dirige a história mundial, bem como a nossa individualmente falando. Ainda tem alguma dúvida? Leia o Salmo 139. Esta verdade, porém, deve nos causar conforto, segurança e alegria, afinal, o Criador do universo é quem dirige nossos passos!! Contudo, em nossa experiência temos que admitir que ficamos mais desconfiados do que confiantes diante desta realidade. Isto, porque ainda não temos fé o suficiente para crer na Soberania amorosa de Deus. O texto diz podemos não entender nosso caminho, mas não diz que não podemos conhecer nosso guia, aquele que dirige nossos passos. Somos chamados a conhecer a Deus e não o nosso caminho. Tentar entender o porquê das coisas é um labirinto escuro, onde entramos, mas nos perdemos logo no início. É aceitável, porém não o correto, termos lutas para confiar em Deus ao ponto de nos alegrarmos na verdade de que Ele é quem dirige nossos passos porque ainda não O vemos ainda como um Deus como a Bíblia O revela. Todavia, Martinho Lutero trilhou por um caminho correto onde não tentava entender seus passos, mas sim procurava conhecer o seu guia. A conclusão de Martinho Lutero foi: "Não conheço muito bem os caminhos que Deus me conduz, mas conheço muito bem o meu Guia". Isto bastava para que Lutero confiasse em Deus mesmo nos momentos mais difíceis da sua vida. É isto que precisamos conhecer também, o nosso bondoso Deus! Quanto mais O conhecermos mais confiaremos que "todas as coisas cooperavam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28) que é na verdade, a formação do caráter de Cristo em nós. Conhecer nosso guia não nos isenta de temores e inseguranças algumas vezes, porque nossa confiança ainda não é total, mas nos dá a certeza de que nossos passos estão sendo guiados por Deus e que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável (Rm 12).
Diante desta verdade, aprendemos que não devemos tentar descobrir ou conhecer os fatos, a razão das coisas acontecerem ou deixarem de acontecer, mas sim, que devemos buscar um relacionamento pessoal e nos render a este Deus maravilhoso que dirige amorosamente nossos passos todos os dias da nossa vida.



Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: