PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PREVENÇÃO CONTRA O PECADO

Apesar de inevitáveis, pecados podem ser prevenidos. A afirmativa pode parecer simples, mas traz consigo uma grande verdade: os que nasceram de novo ainda pecam, mas não são mais escravos do pecado. Isso nos faz pensar se estamos nos prevenindo contra o pecado ou se estamos sendo negligentes em relação a ele. Podemos nos prevenir do pecado de várias formas. A primeira delas é cultivando uma leitura correta da Bíblia. Correta porque ler por ler não resolve nada. Precisamos ler com o interesse honesto de obedecê-la. A segunda maneira é tendo uma vida constante de oração. Os crentes que vivem na prática constante do pecado são aqueles que menos lêem a Bíblia corretamente e os que menos oram. A terceira maneira de nos prevenirmos contra o pecado é mantermos comunhão com aqueles que estão em busca do mesmo objetivo. Não há como um alcoólatra ser liberto do vício se assentar-se diariamente com alcoólatras em botecos. A quarta maneira é estar atento com a tentação. Precisamos ter discernimento para percebermos o momento da tentação. A tentação é o que nos liga ao pecado, é o passo que antecede e nos conduz a ele. Portanto, se percebermos, pela Graça de Deus, a tentação chegando, podemos orar e fugir. A quinta maneira é evitar lugares que nos induzem a pecar. Esta exortação deve ser levada a sério, pois apesar de óbvia, muitos crentes oram para não pecar mas, continuam indo a lugares e fazendo coisas que favorecem a prática do mesmo. Aqueles que desejam ser livres da pornografia precisam evitar bancas de revistas, determinados sites da internet e alguns programas e canais de televisão. A sexta e última maneira destacada nesta meditação, embora existam muitas e muitas outras, é manter a mente ocupada com a Palavra de Deus. A ociosidade é uma tragédia, ela induz a pensamentos impróprios, atitudes irresponsáveis e conseqüentes práticas pecaminosas. Dai o conselho de Paulo aos Colossenses 3:16: "Habite ricamente em vós a palavra de Cristo, instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria..."
Nada disto foi escrito como fórmula mágica contra o pecado. Pecamos e sempre pecaremos enquanto neste corpo em transformação. É o que nos ensina I João 1:8: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós." Mas, os que nasceram de novo, não podem mais viver na prática do pecado, o pecado não pode mais ser seu estilo de vida. É o que nos ensina Paulo em Romanos 6:12 a 14: "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e, sim, da graça." Ou seja,o pecado passa a ser algo acidental em nossa vida, como nos diz I João 2:1: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo". Então, "se todavia" pecarmos, o remédio está em I João 1: 9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".
Aprendemos que ainda somos pecadores, mas que não somos mais dominados pelo pecado. Podemos prevenir pecados em nossa vida cristã se atentarmos para as 6 razões expostas acima no texto. E, quando formos derrotados pela tentação e pecarmos, devemos nos arrepender com sinceridade diante de Deus, conforme ensinamento bíblico de I João.


Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: