PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prepare-se, mas confie somente em Deus

É comum dizermos que precisamos “matar um leão por dia” quando nos referimos as dificuldades da vida, as lutas para por o pão à mesa com integridade e para os demais desafios da vida todos os dias.
O cristão tem uma dupla batalha em relação ao ímpio. Além de batalhar normalmente com relação as coisas da vida, ainda luta contra o pecado, o que o ímpio desconhece.
Provérbios 21:31 nos exorta: “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor”. Antigamente era comum as batalhas serem travadas em cima de cavalos, ante a inexistência de aviões, tanques de guerra e outros meios. Um bom cavalo, forte, resistente, corajoso, bem treinado ajudava muito na hora da batalha. Ajudava mas não garantia a vitória. O Senhor está dizendo que a confiança não devia estar no cavalo. Observemos que Ele não diz para não usarmos o cavalo, mas sim, para não confiarmos nele. Devemos utilizar os métodos legítimos que Deus nos concede, mas confiar somente em Seu poder. A questão central é em quem estamos confiando? Qual é o nosso “cavalo” hoje? É nosso dinheiro? Nossa empresa? Nossa profissão? Nosso conhecimento? Inteligência? Títulos? Força física? Habilidades? Juventude? Experiência? No que temos confiado para enfrentar as batalhas, tanto físicas quanto espirituais da vida? O problema não está em usarmos estas coisas se as tivermos licitamente. Toda a exortação bíblica diz respeito a não confiarmos nelas. Não somos proibidos de termos riquezas, de sermos profissionais de destaque, de sermos bons atletas, fortes, inteligentes ou experientes. É como nos ensina Jeremias 9:23, 24: "Assim diz o Senhor: não glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." O pecado está quando confiamos nossas vidas nas coisas terrenas e não em Deus.
Devemos nos preparar para as batalhas, naturais e espirituais da vida, mas ao mesmo tempo, jamais confiarmos em nós mesmos, senão unicamente em Deus. Uma coisa não exclui a outra. Precisamos nos preparar em todas as áreas, mas em todas elas, igualmente devemos depender do Senhor, como nos ensina João 15:5: "Sem mim nada podeis fazer". Deus não usa o preguiçoso nem o soberbo. Tanto o que fica esperando as coisas caírem do céu quanto o que tenta ir buscá-las por suas próprias forças estão igualmente errados.
Aprendemos então que precisamos nos preparar para a batalha contra o pecado, lendo a Bíblia, orando e vigiando; bem como nos preparar contra as batalhas naturais da vida, trabalhando, nos dedicando e sendo bons profissionais. Mas, apesar da importância e necessidade de nossa preparação, toda a nossa confiança deve estar unicamente na pessoa de Jesus Cristo em nós.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: