PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O marketing de Deus.

Para se anunciar algo é preciso conhecer de Marketing para não fazer propaganda contra o próprio produto, dizem os especialistas. Isto se comprovou hoje. Ao assistir um vídeo rápido de divulgação da cidade onde moro, como todos os demais vídeos que desejam promover um produto, só apareceram cenas lindas da cidade. Não que elas realmente não existam, mas que isso não é o todo da cidade. Quem não a conhece pode ser pego pela inocência de acreditar que se trata de um lugar sem problemas, sem violência e sem estresse no trânsito. No fim do vídeo, perguntei-me: onde está o trânsito louco, as sujeiras nas ruas, a impaciência das pessoas, a violência que vemos todos os dias? A resposta é a mais simples e óbvia possível: ninguém quer divulgar o lado ruim do produto. Na sua empresa você faria o mesmo.
Entretanto, quando abrimos a Bíblia vemos outro método de divulgação feito por Deus. O “marketing” de Deus não é como o nosso. A razão disto está Isaías 55: 8 e 9: “porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. Deus não quis com a Bíblia, vender uma imagem do que seja o cristianismo e do que é o homem. Ao contrário, a Bíblia mostra a verdade tal como ela é. De um lado lemos lindas e fascinantes histórias de fé e obediência a Deus; por outro, lemos trágicos relatos, tão reais quanto os positivos, de homens e mulheres que adulteraram, mataram, mentiram, invejaram e se acovardaram em testemunhar o nome de Deus. No que acreditar? Em tudo! Como Deus pode nos mostrar isso na Bíblia? Quem irá desejar ler a Bíblia e amar um Deus que mostra o pecado e fracassos dos seus filhos? Que outro pai faria um vídeo ou escreveria um livro sobre a vida de seus filhos e contaria suas birras, desobediências, fracassos e derrotas? Deus não entende Marketing? É isso? Voltemos ao texto de Isaías 55: 8 e 9 e acharemos a resposta. Na verdade, Deus revela os pecados do seu povo justamente para evidenciar o Seu infinito e incondicional amor (João 3:16). O verdadeiro Evangelho mostra um Deus Santo e um povo pecador. Deus nunca quis fazer uma falsa divulgação do que é o cristianismo como que mostrando seus eleitos imbatíveis, vitoriosos, superiores e sem pecados. Aflições, perdas, tristezas, fracassos, pecados, dores fazem parte do cotidiano dos crentes mais fiéis. Abraão mentiu, Davi adulterou, Eli fracassou na criação dos filhos, Jacó enganou e por ai vai. Tais pessoas não amavam a Deus? Claro que amavam. Mas, porque Deus registrou isso em sua Palavra?Não era melhor ocultar tais fatos? Deus os revelou simplesmente porque Ele não quer ninguém O seguindo enganado sobre a realidade se si mesmo e de Deus. Pelo menos por duas razões a Bíblia divulga inúmeros pecados do povo de Deus. A 1ª razão é para mostrar e nos convencer que realmente somos pecadores e que em nós não habita bem nenhum e, a 2ª razão é para evidenciar que somente Ele é Deus e que precisamos depender dEle para tudo (João 15:5). Então, quando lermos a Bíblia não esperemos ver um filme editado por Deus mostrando somente vitórias, conquistas e exemplos positivos de fé. Deus não quer homens e mulheres perfeitos, mas sim, obedientes.
Sempre devemos ver os dois lados da mesma verdade, onde de um lado Deus mostra o pecado do Seu povo, e, de outro, evidencia seu grande amor, amor de tal maneira, ao morrer na cruz para salvar pessoas indignas e sem esperança da vida eterna como eu e você. A realidade foi dita por Paulo em I Timóteo 1:15: “Fiel é a Palavra e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. Esse é o Evangelho.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: