PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ensinando e aprendendo

Chegou a hora. Meu filho quer aprender a andar de bicicleta sem as rodinhas laterais. Ajudá-lo é minha atual missão. É muito divertido e gostoso esse momento juntos. O medo misturado com a boa expectativa de se conseguir pedalar por conta própria é algo indescritível que se percebe no rosto do filho. Convencê-lo a olhar para frente é a parte mais difícil. Mas, logo que ele aprende isso, o equilíbrio e a coragem aumentam. O pai então, entusiasmado, disfarçadamente, solta a mão do banco para que o filho ande sozinho, mesmo sem se dar conta dessa façanha. Esta emoção de soltar a mão e ver o filho ir por conta própria é prazerosa. Ver o filho aprendendo novas coisas não tem preço e nada irá apagar esses momentos da sua memória. Entre tombos, cambaleadas e acertos, pai e filho se divertem, mas aprendem juntos muitas lições importantes. Foi neste momento, enquanto ensinava meu filho a iniciar sua vida de ciclista, que Deus usou me ensinou algo sobre a caminha cristã. São lições simples, mas indispensáveis. Talvez muitas delas, senão todas, são velhas conhecidas. Contudo, Deus quer trabalhar as mesmas verdades em nossas vidas até que creiamos e as pratiquemos em nosso viver.
A primeira lição é que todo crescimento implica em novos desafios. Até poucos dias ele estava pedalando tranquilamente com a ajuda de rodinhas laterais. Agora que está crescendo, precisa tirá-las. Assim também é em nossa vida cristã. Nosso crescimento em Deus implica em abandonar velhas coisas para confiar mais nEle.
A segunda lição é que assim como uma criança no início de seu aprendizado, precisamos aprender a olhar para frente, para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé. Olhar para os lados, para o chão ou para trás deve ser evitado a todo custo.
A terceira lição é que por mais difícil que algo pareça ser, por mais incapacitados que nos sintamos para algo, devemos confiar nos cuidados de Jesus que está sempre ao nosso lado.
A quarta lição é que Jesus não nos abandona mesmo quando fracassamos, Assim como um pai não desiste de ensinar o filho só porque caiu algumas vezes, o Senhor sempre estende a Sua misericordiosa mão e nos dá forças para continuar.
A quinta lição que aprendi é que pensamos estar caminhando sozinhos, mas devemos ter a certeza de que Jesus está nos segurando, direcionando ou sustentando o tempo todo, mesmo nos momentos que andamos ziguezagueando na vida cristã. Tudo está sob seu controle e Ele a todos controla.
A sexta lição é que quando começamos a andar e progredir na vida cristã, jamais devemos esquecer de que Jesus é sempre o nosso Mestre, e que Ele está sempre por perto. Sem Ele nada podemos fazer (João 15:5).
A sétima e última lição aprendida é que a sensação de superarmos dificuldades e barreiras em nossos relacionamentos é fruto unicamente da graça e misericórdia de Deus.
Em suma, podemos afirmar que caminhar com Deus é surpreendentemente maravilhoso porque aprendemos lições preciosas e essenciais até mesmo nas pequenas coisas do dia a dia. Como nosso Pai celestial, Ele quer formar em nós o caráter do Jesus Cristo em todos os momentos. É nesse sentido que Paulo diz em Romanos 8:26: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Esse “bem” é o caráter de Cristo sendo formado em nossa vida todos os dias pela misericórdia de Deus que jamais nos abandona.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: