PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quem será o próximo?

A vida é como a neblina, diz a Palavra de Deus, quando quer nos ensinar que somos frágeis e que por mais que tenhamos saúde, dinheiro, sucesso, bens materiais, somos apenas como a flor do campo que nasce e logo murcha. Quanta dificuldade temos de acreditar nisso! Muito embora todos os dias vemos mortes acontecendo, ainda assim pensamos que somos eternos. A prova é o quanto depositamos nossa esperança e como vivemos somente para este mundo.
Ontem perdi um colega de turma da faculdade. Pai de família, advogado, trabalhador, 3 filhos, 35 anos de idade. Foi levar o filho adolescente numa cidade próxima para participar de um campeonato de tênis, assistiu o filho jogar, despediu e estava retornando quando de repente, devido a água na pista, o carro derrapou e bateu de frente contra um caminhão. Morreu na hora. Estava sozinho no carro, um carro novo. A tragédia abalou a todos como não poderia ser diferente. Quem poderia pensar que ele iria morrer naquela hora, viajando por uma pista dupla, durante o dia?
Imediatamente pensei na afirmativa bíblica registrada em Tiago 4: 13 a 15: "Atendei agora, vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que á a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo". Sabemos quando iremos morrer? Muitos que estão doentes e que já foram desenganados por médicos continuam vivos e outros tantos que estão jovens, fortes, em ascenção na vida profissional de repente morrem. O que é a nossa vida? É apenas como a neblina. Sabemos se hoje mesmo iremos chegar em casa, no serviço ou se iremos acordar amanhã? Quem nos  garante que continuaremos vivos? Quem pode dizer quem será o próximo a morrer?
Esta verdade bíblica nos deve levar a pensar não na morte apenas, mas, principalmente, em como estamos vivendo. O que estamos fazendo enquanto Deus nos permite viver? Estamos vivendo para nós mesmos? Esquecemos que existe um Deus Criador e Salvador O qual iremos prestar contas da nossa vida um dia? 
A todos nós que ainda estamos, pela Graça de Deus,  vivos, respirando e conscientes, aprendamos a exortação bíblica que nossa vida por mais aparentemente resistente que possa ser, é frágil e some repentinamente como a neblina. Portanto, entreguemos nossa vida a Deus hoje e passemos a viver tendo a Bíblia como nosso manual de vida. E, que todos os dias que Deus nos permitir viver sejam dedicados à Ele, vivendo amando ao Senhor Jesus para que na hora da nossa morte, o consolo e a certeza de que estaremos eternamente com Ele seja nosso conforto, bem como o conforto e consolo daqueles que ficaram aqui nesta terra. 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: