PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Além e abismo

É muito comum dizermos que algo veio do além, quando desconhecemos completamente sua origem. O além, para nós, significa algo inexplicável, inatingível e oculto. Por acaso, alguém conhece ou já esteve no além? Igualmente, quando queremos dizer que algo é insondável, dizemos que é um abismo. Alguém sabe dizer qual o fim de um abismo?
Muito embora para os seres humanos, o além e o abismo são coisas completamente desconhecidas e misteriosas, a Palavra de Deus, porém, afirma que ambos estão descobertos diante de Deus! Isto quer dizer que absolutamente nada pode ser escondido de Deus, nem o além nem o abismo. Deus é onisciente, onipresente e onipotente, sabemos disto. Para nossa melhor compreensão destes três atributos de Deus, Ele nos deixou registrado que esses dois lugares, além e abismo, para Ele é como se estivessem à sua frente, totalmente descobertos. Veja o que Provérbios 15: 11 diz: “O além e o abismo estão descobertos perante o Senhor, quanto mais os corações dos filhos dos homens!” Ora, se o além e o abismo que são coisas inatingíveis e desconhecidas pelos homens estão descobertos diante de Deus, diz o texto, quanto mais o coração do homem! Provérbios nos ensina então que qualquer coisa que façamos ou que pretendemos esconder em nosso coração, está na verdade totalmente descoberto diante de Deus, por mais que esteja ainda encoberto diante dos homens. Para Deus tudo está descoberto como se tirássemos a tampa de uma vasilha escura e ascendêssemos uma forte luz para ver tudo, examinando cada detalhe do que está ali dentro. É o que ensina também Hebreus 4:13: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença: pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”. É assim que Deus vê e conhece o além e o abismo, bem como tudo o que há dentro do nosso coração. Nada pode ficar as escondidas do Senhor, nem no além, nem no abismo e nem em nosso coração. Davi, no Salmo 139 nos ensina a mesma lição. Diante desta verdade bíblica, como temos vivido? Pensamos que conseguimos esconder algo de Deus? A verdade é que Deus sonda e nos conhece totalmente. Essa verdade, ao invés de nos provocar desespero, deve produzir arrependimento sincero (Salmo 139: 23,24) para que, confessando nossos pecados, vivamos uma vida íntegra, andando na Luz com Deus e com os irmãos. Diante de Deus nossas ações, pensamentos e motivações estão sempre descobertas.
Não importa se dizemos a verdade ou não para Deus, Ele sabe exatamente o que tem em nosso coração. Que a conclusão de Agostinho seja também a nossa conclusão: “Diante de Deus, está sempre a descoberto o abismo da consciência humana: que poderia haver de oculto em mim para Deus, por mais que eu não quisesse dizer a verdade? Conseguiria apenas ocultar Deus aos meus olhos, mas não poderia ocultar-me dos seus”.
Nosso coração é como uma caixa transparente e sem tampa, posta num local perfeitamente iluminado onde nada pode ser escondido dos olhos do Senhor.


                                                        Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: