PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A diferença entre ter filhos e ser pais

Ter filhos não é difícil. Ser pai (entenda-se sempre pai e mãe) é. Ter filhos é resultado da união física entre marido e esposa, um homem e uma mulher. Ser pai, porém é resultado de uma união dos pais com Cristo. Podemos, então, ter filhos sem que sejamos pais?
Para se ter apenas filho não precisa, necessariamente, de caráter, responsabilidade, renúncia e amor. Muitas pessoas têm filhos sem ter nenhum desses requisitos. São apenas reprodutores. Quando casamos e Deus nos concede a graça de termos filhos, apenas os temos. Com o tempo, aprendemos a ser pais. Tenho filhos, mas estou aprendendo todos os dias a ser pai. E que tarefa difícil e desafiadora! O pai é aquele que além de cuidar material e fisicamente do filho, vai mais além, suprindo-o com o Evangelho de Cristo, com o bom exemplo cristão, com renúncia e investindo seu tempo em favor deles. Este é o lado mais exigente para sermos pais. Trabalhar e colocar comida na mesa, pagar escola, plano de saúde, roupa e brinquedos ao filho não é fácil hoje em dia, certamente. Contudo, ainda é mais fácil do que ser pai, que exige tempo, renúncia, dedicação e amor. Os pais precisam falar repetidas vezes sobre Cristo, dedicar diariamente parte do seu tempo e energia a ele, e constantemente ensiná-lo, educá-lo e ajudar a moldar seu caráter conforme as Escrituras. Todos aqueles que têm filhos concordam que ser pai é um eterno aprendizado. Aprendemos com Deus a ser pais. Afinal, não fomos feitos filhos de Deus e deixados para viver sozinhos. Deus, nosso Pai, sempre está nos orientado, corrigindo, exercendo paciência e misericórdia em nosso favor e investindo tempo em moldar nosso caráter à semelhança do Seu Filho Jesus. Isso é ser pai! E nós, como pais, devemos fazer o mesmo. É preciso viver o Evangelho mesmo diante de todas as nossas limitações, erros e pecados. Em Deuteronômio 6 aprendemos que os pais devem falar de Cristo durante as atividades normais da vida, andando pelo caminho, assentados em nossa casa, ao deitar, ao levantar, etc. É preciso dedicar tempo, atenção, sair para passear, brincar juntos, desmarcar programas pessoais muitas vezes em benefício dos filhos. Não é uma idolatria aos filhos, onde os pais se anulam para viver em função dos mimos e exigências deles. Nem pode ser isso, nem pode ser um relaxo total, achando que os filhos se criam sozinhos. Pais super protetores ou ausentes são dois graves erros que trazem sérias e trágicas conseqüências aos filhos. Somente Deus nos capacita para caminharmos mais próximos do equilíbrio e do que é realmente ser pai segundo a Bíblia. Sinceramente, ser pai não é tão simples quanto apenas ter filho. Ser pai é experimentar diferentes sentimentos, ora dizemos: Que desafio! Que missão! Que responsabilidade! Que insegurança! Noutro momento, dizemos: Que privilégio! Que alegria! Que satisfação! Mas sempre, tenhamos em mente que filhos são uma benção de Deus aos pais. Você tem filho apenas, ou está aprendendo diariamente a ser um verdadeiro pai e uma verdadeira mãe? Que Deus continue trabalhando na vida de todos aqueles que têm filhos, mas que ainda não são verdadeiros pais.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: