PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Insensato ateu ou insensato religioso?

Vivemos num tempo de confusão espiritual. O ateísmo abertamente declarado já esteve mais na moda em tempos passados. É evidente que ainda tem um remanescente que se declara ateu. Contudo, atualmente, chega a ser status, quase um item no curriculun vitae as pessoas se declararem evangélicas. Porém, a maioria delas continuam vivendo no pecado, como se o verdadeiro Deus, segundo nos mostra a Bíblia, não existisse. Apenas se dizem evangélicos e pronto.
Vemos então, que mesmo não se declarando ateus, muitos vivem como ateus. Afinal, suas vidas continuam totalmente voltadas para o pecado e para este mundo apenas. Não querem dizer que não existe Deus porque acreditam que isso seria moralmente incorreto. Estes, como disse Karl Rahner, “que proclamam Deus com a boca e o negam com o estilo de vida é o que o mundo incrédulo acha incrível”. Assim diz o Salmo 14:1: “Diz o insensato em seu coração: não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.” Este insensato tanto pode ser o que diz declaradamente que Deus não existe, ou aquele que diz que Deus existe mas que vive como se Ele não existisse, como disse Rahner. Tanto um como o outro são igualmente insensatos, loucos e perderam a razão. O próprio texto de Salmos nos diz a evidência da vida de um insensato: se corrompem e praticam abominação. Deus é o referencial maior do universo. Quando alguém desconsidera a realidade de que Deus existe e governa o mundo, nada mais é capaz de impedir a corrupção, seja ela moral, física ou espiritual na vida de uma pessoa. Por esta causa, além de se corromperem, pela falta de temor do Senhor, tais pessoas praticam abominações. Vivem seus dias pecando deliberadamente contra o Senhor. São adolescentes, jovens, velhos, não importando a idade, quando se diz com a boca ou com a vida que não há Deus, o que resta é corrupção e prática da abominação. Não será o medo do inferno, da polícia, da morte, de doença, da perda de emprego, da destruição da própria família que impedirá alguém de se corromper ou de praticar abominação. Quando uma pessoa vive como se Deus não existisse e não fosse o Soberano sobre tudo e todos, a quem um dia terá que prestar contas sobre sua vida, não há limite para se pecar.
Olhemos primeiramente pra nós mesmos. Talvez dizemos que Deus existe, mas nossa vida, nossos valores, atitudes e prioridades evidenciam e comprovam o que dizemos? Temos a certeza que Deus é Santo e exige santidade de seus filhos e que iremos prestar contas diante dEle? Demonstramos temor e busca por arrependimento diário, além de uma vida de obediência à Palavra de Deus? Isto dirá se somos insensatos ou não. Insensatos ateus ou insensatos religiosos são farinhas do mesmo pote.

Veja o que a Bíblia diz sobre o insensato, lendo estas passagens de Provérbios: 1:7- 10:8,14 -12:15 – 14:3,9 – 15:5 – 17:21 – 20:3 – 26:9,11 – 27:3 – 28:26.
E no Novo Testamento, leia: Mt 7:26 – Rm 1:21,31 – Ef 5:15, 17 – Tt 3:3 – Tg 2:20.

                                                                 Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

marcelodena.adv disse...

Parabéns por ser um verdadeiro cristão e por ter a iniciativa nobre de levar a Palavra de Deus ao mundo.
Do seu amigo que lhe preza muito. Marcelo Dena