PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 3 de maio de 2011

Um olho em Deus, outro no mundo.

Há quem assiste dois ou mais programas na televisão ao mesmo tempo, mudando de canal a cada segundo para não perder nada dos programas. Confesso que recentemente tentei assistir dois jogos de futebol ao mesmo tempo. O resultado foi um descontentamento total, porque perdi os melhores momentos dos dois jogos. Na verdade, não assisti nenhum.
Muito embora alguém possa erguer a voz e defender a tese de que é possível ver dois ou mais programas ao mesmo tempo, desfrutando satisfatoriamente de todos, na vida cristã não é possível viver olhando para Deus e para o mundo. Acaso estamos insistindo em viver aproveitando um pouco de Deus e do mundo? Isso não é possível. O crente que fica tentando sintonizar-se nas coisas de Deus e do mundo vive muito mal, fica fora do ar e vive pior do que aquele que está sintonizado somente no mundo. Querer aproveitar das coisas do Senhor, como cristão, e, das coisas do mundo, como se dele fosse, é causa de abatimento, insatisfação e tristeza. Aquele que num dia sintoniza sua mente, vontade e emoções para as coisas deste mundo, buscando a felicidade, prazer e sentido da vida no dinheiro, amor, lazer, diversão, reputação, trabalho e comida e, no dia seguinte, sintoniza-se nas coisas espirituais para buscar alegria e prazer dedicando-se a oração, santidade, leitura bíblica, reunião da igreja, amor a Deus e ao próximo, está condenado a viver mal, pois está dividido entre Deus e o mundo, sendo isso causa de total infelicidade. Algum sábio anônimo do passado escreveu a grande verdade que diz: “pior que um mundano declarado é um cristão dividido”. Sem dúvidas, pois alguém que quer misturar vida cristã com mundanismo é muito mais infeliz do que aquele que vive apenas para este mundo. Um telespectador que mantém o foco num filme o tempo todo aproveitará mais do que aquele que ininterruptamente muda de canal tentando acompanhar mais de um ao mesmo tempo. Da mesma maneira, um cristão que mantém seu foco nas Escrituras, em Jesus, que busca as coisas do Alto e que vive para a eternidade mesmo sendo diligente com suas obrigações nesta vida, será indiscutivelmente mais feliz e realizado do que aquele que é inconstante, de ânimo dobre e que quer ser amigo de Deus e do mundo (Tiago 4:4).
Ser uma pessoa de um foco só, com o desejo de viver para Deus somente é o caminho certo para uma vida cristã feliz. Paremos imediatamente de querer aproveitar as coisas de Deus e as coisas do mundo. São opostos irreconciliáveis e que não se atraem. Desejar num momento as coisas do mundo e, noutro, as coisas eternas, conforme a conveniência é sintoma de quem não foi realmente salvo. Ou seremos cristãos que amam e vivem para Deus, embora com lutas e pecados, mas com o foco no Senhor ou, seremos pessoas do mundo, que tem suas raízes nesta terra e que vivem para as coisas deste século apenas. Querer aproveitar os dois é uma aberração.

Alexandre Pereira Bornelli

2 comentários:

Unknown disse...

Amado irmão, excelente texto! Obrigada por compartilhar tal reflexão.
Noelia

Unknown disse...

Querido imrão, execelente texto!Obrigada por compartilhar conosco dita reflexão.
Irmã Noelia