PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quanto pesa um copo de água?

Segurar um copo de água com a mão, mantendo o braço esticado, não é um grande desafio a ninguém a partir de um ano de vida. Todavia, o desafio começa quando tentamos segurá-lo na mesma posição por um longo tempo. O que era tão fácil tornar-se-á, ao longo do tempo, insuportável pela dor e pelo cansaço.
Quando Jesus disse em I Pedro 5:7: “lançando sobre ele a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” estava dizendo que não podemos suportar por muito tempo a ansiedade, que é fruto das preocupações da vida. Talvez, temos segurado a ansiedade com nossas mãos e por isso estamos cansados e sem forças para continuar a crer e descansar no cuidado de Deus. Por isso, Jesus disse para lançarmos sobre Ele nossa ansiedade, porque sabe da nossa frágil estrutura. É o que aprendemos em Mateus 6:25: “não andeis ansiosos pela vossa vida...”, também em Lucas 12:26: “Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, porque andais ansiosos pelas outras?” e, em Filipenses: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Por um lado, devemos lançar nossa ansiedade sobre o Senhor; por outro, devemos tornar nossas preocupações conhecidas diante de Deus pela oração. É Deus operando e nós, cooperando através da oração, no processo da nossa libertação da ansiedade. Devemos orar, confessar e lançar sobre Deus nossa ansiedade.
Todos nós temos problemas, medos e preocupações, incredulidades que geram ansiedades. O problema, porém, é que insistimos em resolvê-los por conta própria, resistindo em não lançá-los aos cuidados do Senhor. No fundo, isso revela dois graves problemas do nosso coração: o primeiro é a incredulidade por não confiarmos o suficiente que Jesus realmente cuida de nós. O segundo é a soberba que impede de lançarmos sobre Deus nossas ansiedades porque julgamos ter forças e condições suficientes para carregarmos nossos problemas, preocupações e ansiedades sozinhos. Tanto um quanto o outro são pecados e precisam de confissão e arrependimento. Deus é quem cuidou, cuida e sempre cuidará de nós. De que adianta andarmos ansiosos? Iremos resolver os problemas com a nossa ansiedade? Claro que não. Jesus nos diz: “qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt 6:27). A ansiedade não resolve nossos problemas, antes, deixa mais pesado o nosso fardo. Pratiquemos esta verdade, lançando confiantemente nossa ansiedade em Deus pela oração, confessando nossa incapacidade para carregá-la, porque é Ele quem cuida de nós.
Não tentemos segurar nossa ansiedade e nossas preocupações em nosso coração. Antes, entreguemos em oração agora mesmo ao Senhor e descansemos em Sua soberana vontade. Não é fácil lançar sobre Deus porque isso exige fé, mas o caminho estreito nunca será fácil mesmo. Porém é o caminho que nos conduz à salvação tanto eterna, quanto diária das nossas almas.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: