PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quais são os seus planos?

A Bíblia não condena que façamos planos ou que tenhamos metas na vida. Ela não censura àqueles que desejam expandir seus negócios. O que a Palavra de Deus proíbe é o modo como fazemos isto, confiando em nossa capacidade natural, sem considerar que o Senhor é quem determina tudo.
Tiago 4:13 a 16, nos ensina esta verdade: "Atendei agora, vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos para cidade tal, e lã passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto e aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a esta é maligna." Todos aqueles que dizem com soberba que farão isso ou aquilo, como se tudo dependesse apenas da sua capacidade, boa vontade e disposição recebem uma severa advertência da Bíblia - "Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina...". "Vós não sabeis o que sucederá amanhã". Noutras palavras: "quem vocês pensam que são?" O amanhã é algo desconhecido do homem. Deus não nos deu tal conhecimento, conforme vemos em Provérbios 27:1: "Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz". Tiago continua dizendo que até mesmo para permanecermos vivos dependemos da graça e da permissão de Deus, ao nos ensinar (v.15) que devemos dizer: "Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isso ou aquilo". Deus é também Senhor dos nosso negócios. Segundo o comentário de Augustus Nicodemus Lopes sobre Tiago, pag. 145, "o cristianismo não é somente acerca do destino futuro de nossa alma, mas também acerca da nossa vida neste mundo". Está claro que dependemos de Deus para continuar simplesmente respirando e para realizarmos algo qualquer que seja! É o que João ensina em João 15:5: "Sem mim nada podeis fazer". Nada mesmo, nem viver, complementa Tiago! Deus é quem nos dá e mantém o fôlego da vida! Ele domina cada área da nossa vida!
Esta jactância de dizer que viveremos e faremos isso ou aquilo sem colocar nossos planos sujeitos à vontade de Deus é maligna, segundo Tiago,justamente porque evidencia uma arrogância em pensar que conseguimos viver e fazer coisas por conta própria. Calvino diz sobre os cristãos que Tiago exorta: "...não somente roubavam a Deus o direito de governar, como também se gloriavam disto".  Com isso, Tiago não quer criar chavões religiosos, não quer que falemos "se Deus quiser" da boca para fora, como sendo algo mágico. A vontade de Deus é o fator determinante e dominante da história, circunstâncias e da nossa vida. O que devemos considerar e aprender com esta preciosa exortação é que devemos realmente crer e planejar a vida à luz desta verdade! Falando com sinceridade que tudo acontecerá somente se Deus permitir, nosso orgulho será confrontado e nossa visão da soberania de Deus e da nossa fragilidade, ficará sempre evidente ante nossos olhos. Isto, se feito com a motivação correta e com realidade espiritual, nos fará viver mais humildes e conscientes de que tudo depende da vontade de Deus.
Pratiquemos esta exortação com realidade em nosso coração. Planejemos sempre com esta verdade diante de nós: "se o Senhor quiser, se o Senhor permitir". Planejar a vida desconsiderando isto é característica daqueles que não conhecem ao Senhor. Vivamos coerentemente com esta verdade que proclamamos. Isso será um lembrete de que somos como a neblina e que Deus é eterno e Soberano sobre tudo e todos. 
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: