PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eles não prevalecerão

Não precisamos definir o que é a inveja e nem suas causas. Todos nós já sofremos ou ainda estamos sofrendo com ela e sabemos muito bem suas terríveis conseqüências. A Bíblia trata muito desse assunto e, por incrível pareça, ela nos exorta a não termos inveja dos ímpios. Vejamos o que diz Provérbios 23:17: “Não tenhas no teu coração inveja dos pecadores...”.
Os jovens enfrentam muito esse tipo de problema. Por serem movidos pelas amizades, muitos jovens cristãos vivem na igreja, mas com inveja dos amigos do mundo. Geralmente, invejam aqueles que podem sair para festas noturnas, os que têm vida sexual livre, aqueles que não têm horário para chegar em casa e daqueles que vivem na promiscuidade e bebedeira. É triste que isso seja assim, mas, infelizmente é uma amarga realidade. Antes de alimentarmos a inveja dos ímpios, devemos ler a Bíblia com mais cuidado a fim de sabermos o que acontecerá com aqueles que não amam a Deus, mas que têm sido os heróis e modelos para muitos jovens cristãos. No salmo 1, versos 4 em diante, vemos que “os ímpios são como a palha que o vento dissipa e que os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos”. Em provérbios 2: 22 lemos: “Mas os perversos serão eliminados da terra...”. Ou seja, por mais que os seus amigos ímpios se apresentem arrogantes, alegres e tranqüilos no caminho do pecado hoje, no dia do juízo de Deus eles não prevalecerão. Aqueles jovens que, com sorriso no rosto e empolgação te convidam para o pecado hoje, ou, aquela moça que esnoba sensualidade e beleza e que tem vida sexual livre, não prevalecerão no dia do juízo. Você já tinha pensado nisso? Olhe pra eles, não com inveja, mas com misericórdia, e veja alguém que se não for alcançado por Deus, não prevalecerá no dia do juízo final que se aproxima. Por mais que eles ignorem e zombem dessa verdade, ela permanece imutável. J. C. Ryle em seu livro Santidade, página 77, diz: “Atualmente, talvez você prefira a companhia dos negligentes e dos descuidados, dos dotados de mente mundana e dos cobiçosos, dos farristas e dos que buscam prazeres, dos ímpios e dos profanos. Porém, não haverá esse tipo de pessoa no céu. Atualmente, talvez você sinta que os santos de Deus são por demais rigorosos, solenes e sérios. Você prefere evitar a companhia deles. Você não se deleita na sua companhia. Porém, não haverá outro tipo de companhia lá no céu.” Ryle está dizendo a mesma verdade da Bíblia: os ímpios não estarão no céu justamente porque não prevalecerão no dia do juízo.
Considere, então, a partir desse momento que a inveja daqueles que não conhecem a Deus evidencia algo errado em nossa vida cristã. Considere que tais pessoas não prevalecerão no dia do juízo. Todo aquele orgulho, jovialidade, saúde, disposição, energia dos ímpios serão aniquilados no dia do juízo. Ali ao contrário de festa e curtição, haverá choro e ranger de dentes. Não tenha inveja dos pecadores ímpios. Oremos a Deus para que Ele abra nossos olhos para vermos a triste realidade daqueles que não crêem e não vivem para Deus e descobriremos então, que temos motivos de sobra para vivermos uma vida em santidade sem inveja dos pecadores.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: