PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Examine-se!

A precaução diz que devemos levar o carro ao mecânico para revisão, principalmente, antes de uma viagem. E não tem lógica levar o carro de um amigo na oficina sendo que vamos viajar com o nosso próprio carro. Como cristãos, estamos numa jornada rumo ao céu. Nessa viagem, devemos sempre examinar se a nossa vida está de acordo com as Escrituras. A orientação da Palavra de Deus é para examinarmos a nós mesmos e não, examinarmos os outros.
Isto, porque muitas vezes podemos pensar que estamos seguros no caminho estreito, buscando a santidade, obedientes a Deus, quando na verdade estamos distantes disso. A orientação bíblica para examinarmos a nós mesmo está em I Coríntios 11:28, para examinarmos no momento da ceia;  II Coríntios 13:5; "examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé"; e Lamentações de Jeremias 3:40, examinarmos para nos voltar para o Senhor. Esse é o nosso desafio como cristãos: olhar para a nossa vida, nossos caminhos, atitudes e ver se estamos de acordo com os princípios bíblicos independentemente dos outros. É uma questão pessoal. Devemos examinar-nos se estamos buscando realmente amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Outras perguntas para nosso auto-exame são: o que o mundo pensaria sobre o cristianismo se a minha vida fosse o padrão pelo qual esse cristianismo seria julgado? Quantas pessoas ouviriam o evangelho se todos falassem de Cristo como eu falo? Temos orado, lido a Bíblia, participado ativamente e regularmente dos cultos da igreja onde sou membro?
Aqueles que desejam prosseguir nessa caminhada cristã com crescimento e maturidade espiritual devem encarar estas perguntas. A questão principal é que esse examinar a si mesmo não é algo teórico ou sem um fim maior. Em Lamentações de Jeremias 3::40, lemos: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor”. Com isso aprendemos que a finalidade deste exame é para nos trazer novamente de volta para o Senhor, em arrependimento sincero. Não é para examinarmos e não termos atitudes. Antes, devemos examinar-nos com o fim de nos voltar para o Senhor, para o caminho estreito, da santidade, renúncia, amor a Deus e ao próximo e à vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Sem este fim maior e específico, todo o nosso examinar será em inútil, por minucioso que seja. Nosso auto-exame deve ser sempre a luz da Palavra de Deus, tendo a Bíblia como a única referência para endireitar nossos caminhos. Caso contrário, corremos o sério e trágico risco de examinarmos a nós mesmos com muita misericórdia, nos comparando com os outros, ao invés de termo a Bíblia como referência, o que não nos levará de volta para o Senhor Jesus.

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

fileto bruno disse...

Muito boa a sua postagem,pricipalmente diante do momento que estamos vivendo.