PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nossas escolhas dizem quem somos

A todo momento fazemos escolhas. Escolhemos lugares para sair, o curso para o vestibular, a roupa que usamos, o celular que temos, o namorado ou namorada, os amigos e assim por diante. A questão importante é: qual o critério deve determinar nossas escolhas? Nosso gosto? A opinião dos outros? O que está na moda?
A Bíblia trata desta questão quando relata a história de Abraão e Ló, tio e sobrinho, que andaram juntos por muito tempo. Os dois ficaram ricos e já não podiam conviver pacificamente sob o mesmo lugar, então, tiveram que se separar (Gn 13:1 a 14). Abraão disse a Ló para escolher por onde ele seguir caminho e, para o lado que Ló fosse, Abraão iria em sentido oposto (verso 9). E qual foi a escolha de Ló? Lemos no verso 10: “Levantou Ló os olhos, e viu toda a campina do Jordão, e que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.” Ló escolheu pela vista, pelo que lhe agradou o coração e pela conveniência do lugar. O lugar era fértil e terra boa para o gado, que ele tinha muitos por sinal. Próximo a Sodoma foi o lugar que Ló escolheu para ficar. Seu critério de escolha foi material, terreno e carnal. A concupiscência dos olhos foi o que determinou sua escolha. Ló não se importou que os homens de Sodoma fossem seus vizinhos, não se importou que eles pecavam excessivamente diante de Deus (v. 13). Ló pensou que a terra era boa para o gado e isso lhe podia trazer lucros. Ele não orou a Deus e nem pediu conselhos a Abraão, homem mais experiente e temente ao Senhor. Foi uma péssima escolha, um péssimo começo. Com isso, Ló misturou-se com os pecadores de Sodoma desnecessariamente. O verso 12 diz que ele “armou suas tendas até Sodoma”. E, quando a Bíblia menciona novamente sobre Ló, o encontramos vivendo já na própria cidade de Sodoma (14:12). Primeiro, armou sua tenda próximo e, logo depois, seduzido pelo lugar, fixou sua residência na cidade. São os passos rumo à queda descritos no Salmo 1. Sodoma era um lugar terrível, onde as pessoas desconsideravam a Deus e viviam em orgias, violência e promiscuidade. Deus iria julgar aquela cidade sem misericórdia. Sodoma representa o mundo hoje. E, como Ló, muitos cristãos estão escolhendo o mundo como seu habitat, como seu lugar preferido de viver. Escolhem pela aparência de liberdade, prosperidade e felicidade que ele aparenta oferecer. Sabemos que Deus julgou severamente Sodoma e que a mulher de Ló que viveu ali, não queria abandonar o lugar, acabou virando estátua de Sal (Gn 19:26), e suas duas filhas, também criadas naquele ambiente, quando Ló já estava velho o embriagaram e se deitaram com ele (Gn 19:30 a 38). Coisas estas que viram durante toda a sua vida e convivência em Sodoma. Até mesmo os moradores de Sodoma cercaram a casa de Ló e queriam violentar os anjos que o foram visitar. Ló chegou a oferecer as próprias filhas em troca. Vejamos o lugar que Ló escolher para morar! São coisas deste tipo que acontecem com aqueles que vivem para este mundo. Gálatas 6:7 diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Por isso, J. C. Ryle, nos alerta dizendo: “Quando um filho de Deus faz escolhas como a de Ló não devemos nos surpreender se ouvirmos tempos depois, relatos terríveis sobre sua vida. Faça escolha errada em sua vida, uma escolha sem o apoio das Escrituras e se estabeleça no meio de pessoas ímpias e não há outro modo mais eficaz para deteriorar sua própria espiritualidade e diminuir seu interesse nas coisas eternas. Esta é a maneira de se perder a sensibilidade ao pecado, até que não se pode distinguir o bem do mal, o puro do impuro.”
Portanto, lembremos de escolher sempre o que agrada a Deus e o que está dentro da Sua vontade. É preciso pensar e refletir se o que iremos escolher contribuirá para nossa santidade, para nosso crescimento e edificação cristã. Devemos nos perguntar: tal escolha glorificará e honrará ao Senhor? Seja ao escolhermos um lugar para trabalhar, uma profissão, um namorado (a), amigos, roupas para vestir, lugares para sair, devemos glorificar a Deus com nossas escolhas. Precisamos escolher pensando na eternidade e não somente para esta vida passageira. Nossas escolhas dizem quem somos. Oremos a Deus, ouçamos conselhos de cristãos mais experientes e consultemos a Bíblia antes de qualquer escolha.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: