PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

SER PAI NÃO É APENAS TER FILHO.

"Amarás, pois o Senhor nosso Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te". Deuteronômio 6:6-7

Ter filhos é fácil, o difícil é ser pai. Esta diferença é enorme. Os pais reclamam muito dos filhos, quando são desobedientes, quando se envolvem com amizades erradas, etc. Contudo,  o teólogo A. W. PINK, em seu artigo - UMA PALAVRA AOS PAIS - que: “Na maioria dos casos, os filhos são menos culpados do que seus pais. A falta de honra aos pais, onde quer que a achemos, deve-se, em grande medida, aos pais afastarem-se do padrão das Escrituras.”

Afinal, o que é ser um pai de valor?  Quais as qualidades de um pai de valor? Onde encontramos estas qualidades?

Estamos assustados ou deveríamos estar, com os jovens de hoje que não respeitam mais autoridades, pela criminalidade, imaturidade, violência, etc.

Para muitos de nós, infelizmente, ser pai de valor, talvez, seja o mesmo que ser um pai de valor financeiro, cultural, material, profissional, propriedades, etc.
Muitos pais investem muito mais na empresa, em sua carreira, em si mesmo, do que nos filhos. Ou, investem na vida dos filhos apenas nas áreas do estudo, alimentação, esportes, cultura, o que é sem dúvidas essencial também. Corremos o risco de pensarmos que nossa função é apenas colocar filhos no mundo e pagar suas contas por um tempo. Precisamos entender o privilégio e a responsabilidade que é, diante de Deus, sermos pais.

Quero destacar, rapidamente,  3 aspectos de um pai de valor.

1º - COMO PAIS, PRECISAMOS AMAR A DEUS E A SUA PALAVRA
                          “E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração...”

Boas instruções precisam ser acompanhadas de bons exemplos. Os filhos são muito espertos em detectar a incoerência entre o que ensinamos e como vivemos e isso gera falsidade neles. Devemos andar no caminho de Deus se queremos que nossos filhos andem  também. 
Precisamos, primeiramente, ter essa Palavra em nosso coração. Precisamos ser modelos (não perfeitos obviamente) para nossos filhos.

2º - PRECISAMOS ENSINÁ-LA AOS NOSSOS FILHOS.
“...e as ensinarás aos teus filhos...”

Primeiro a Palavra deve nos transformar e agora, precisamos ensiná-la aos nossos filhos para que Deus os transforme também. Ensinar com a vida e não apenas com a boca. Este é o nosso dever!
Corremos o sério risco de pensarmos que a igreja é a primeira responsável por nossos filhos ou que o colégio, no caso, sendo colégio confessional,  é o responsável por nossos filhos. Graças a Deus por igrejas sérias e fieis na Palavra de Deus. Graças a Deus por colégios confessionais. Contudo, não podemos terceirizar e nem transferir a responsabilidade que Deus nos deu. Isso será cobrado de cada um de nós.
Deus poderia ter feito os filhos nascerem e logo estarem prontos. Mas, Ele nos deu esse grande privilégio e oportunidade de passarmos anos e anos com nossos filhos, ajudando a formar o caráter deles, ensinando o caminho do evangelho.

3º - APROVEITANDO TODOS OS MOMENTOS

“...delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”

Diz a Bíblia que “a boca fala do que está cheio o coração”. Temos muitas oportunidades todos os dias, de vivermos o evangelho e de ensina-lo aos nossos filhos. Ensinar quando estamos levando-os à escola, ao buscarmos, quando estão tendo problemas de relacionamentos, em suas escolhas, comportamentos em casa, etc.
É certo que ninguém gosta de perder um bom negócio e uma boa oportunidade.
O melhor “negócio” é investirmos em nossos filhos, buscando em Deus, capacidade de viver e de falar do evangelho pra eles. E as melhores oportunidades para isso, acontecem todos os dias!
Outra verdade, é que ninguém aqui entrega seus bens materiais ou a empresa para qualquer um administrar. Muito maior cuidado devemos ter com nossos filhos. 
Não deixe a televisão ensina-los. Não deixe a internet orienta-los. Não deixe artistas serem modelos para eles. Cuidado com as amizades deles.
Sejamos nós mesmos os modelos para eles, vivendo e ensinando o evangelho todos os dias em nossa casa e em tudo o que fizermos. Já se disse que “o exemplo não é apenas mais uma forma de ensinar, mas é a única forma eficaz de ensino”.
Precisamos ficar atentos e pedir forças ao Espírito Santo para nos capacitar.
Amamos os nossos filhos, então devemos orar por eles e para que a Palavra de Deus seja tudo pra eles. E nós somos os responsáveis por isso.

CONCLUSÃO

Nossas famílias são o berçário da Igreja e da sociedade do futuro! Assumamos nossa responsabilidade de amarmos a Palavra de Deus e de ensinar nossos filhos também.
A herança  de Deus na vida dos pais não é dinheiro, mas os filhos. Existem pais que perderam os filhos para ganhar riquezas e que hoje dariam toda a riqueza para ganharem os filhos de volta. Se quisermos restaurar nossa família e nosso relacionamento com nossos filhos, devemos voltar aos princípios de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: