PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 7 de abril de 2015

DE QUEM É A CULPA?

Antigamente, a culpa por notas baixas na escola era encarada primeiramente como responsabilidade dos filhos. Eram eles e não oS professores que levavam bronca.

Atualmente, quando o mesmo acontece, a culpa é atribuída a todo mundo: a escola, aos professores, as apostilas; menos aos filhos que acabam sendo superprotegidos. Quem leva bronca é a escola e toda a sua equipe!

Por isso temos crianças mais irresponsáveis do que antigamente. Que me desculpem as poucas exceções.

De modo semelhante acontece na vida da igreja. 

Antigamente,  quando um cristão estava vivendo na prática do pecado e mundanizado, o caso era tratado como sendo de responsabilidade dele diante de Deus. Era ele quem tinha quebrado os princípios bíblicos e abandonado as Escrituras. Era ele quem estava errado e precisava de arrependimento.

Atualmente, quando isto acontece e tem acontecido costumeiramente, a culpa é atribuída à igreja, ao pastor, aos pais, aos irmãos, à forma do culto e até a Deus!  As pessoas se fazem de vítimas para justificarem seus pecados. Elas nunca estão erradas. Sempre é a igreja precisa mudar.

Por isso, somos a geração de cristãos imaturos, irresponsáveis e orgulhosos.

Contudo, precisamos resgatar a verdade de que a carne e o diabo podem nos tentar, mas somos nós mesmos que pecamos! A culpa é minha. A culpa é sua. Não podemos transferir a ninguém os nossos pecados. 

Você e eu não perdoamos, não buscamos a santidade, não abandonamos a mentira, não paramos de cobiçar, não paramos de fofocar, nós estamos com ódio, ressentimentos, amarguras, divisões e afastados de Deus por culpa exclusivamente nossa! Fomos nós quem fomos infiéis à Palavra de Deus nalgum momento. Somos nós que precisamos nos arrepender e voltar.

Enquanto não encararmos nossos pecados como sendo nossos pecados, não buscaremos arrependimento verdadeiro e não desfrutaremos do perdão de Deus. 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: