PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 11 de março de 2013

CUIDADO: NÃO ENTRE!


É interessante notarmos que quando um lugar é muito perigoso as placas sinalizam para não entrarmos no local. Podemos exemplificar um lugar onde tem fios de alta tensão, certamente a placa indicará para não entrarmos, pois o risco de uma descarga elétrica fatal é enorme.

A Bíblia também nos traz advertência como esta. Em Mateus 26: 41 vemos o aviso do Senhor aos discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Jesus falou isto no contexto onde havia deixado os discípulos por um pouco de tempo a fim de orar. Quando voltou, todos estavam dormindo, entregues a si mesmos! 

Esta advertência de Jesus, embora curta, traz muitas verdades. John Owen, em seu livro – Para Vencer  o Pecado e a Tentação, pag. 160, explica com muita praticidade o que Jesus quis dizer: “Nessas palavras, há três coisas: 1) o mal contra o qual elas advertem – a tentação; 2) o meio pelo qual ela prevalece – quando entramos nela; 3) a maneira de evitá-la – vigiar e orar.”

Podemos entender então, que Jesus estava advertindo  seus discípulos e a nós também, que a tentação não é pecado em si, mas é o passo anterior ao pecado, daí o seu perigo. A tentação mostra toda a nossa fraqueza, porque antes de sermos tentados nos achamos fortes o suficiente para resistirmos ao que outras pessoas não suportaram. 

Jesus nos ensina que precisamos ter discernimento do Alto para percebermos o que nos tenta e fugirmos dela. Sabemos que somos tentados pela nossa própria cobiça, conforme o ensino de Tiago 1: 14. Somos tentados porque somos pecadores e mesmo que vivéssemos isoladamente, ainda assim seríamos tentados e pecaríamos. A despeito disso, coisas externas também nos tentam porque encontram respaldo em nossa natureza pecaminosa. Por isso, devemos buscar direção de Deus para estarmos atentos com relação a esse perigo.

E a forma com que podemos evitar entrar em tentação e, consequentemente, pecar, segundo Jesus mesmo nos ensina é vigiando e orando. Não podemos separar um do outro. Somente vigiar não resolve porque não podemos vencê-la pelas nossas próprias forças. Somente orar não resolve, porque temos que cooperar nesse processo de santificação. Não podemos orar e continuar indo a lugares que nos induzem a pecar. 

Portanto, fica a advertência a todos nós: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Estejamos atentos, sempre vigiando e orando, para não entrarmos em tentação, porque quando alguém negligencia isto, está no meio do furacão pensando estar seguro.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: