PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DEUS NÃO É FIEL A NÓS.


Há vários erros teológicos que ainda precisam ser extirpados da nossa mente, pois nos levam a práticas erradas na vida cristã. Um desses erros que deve ser combatido é o que diz que Deus é fiel à nós. Soa muito bonito cantarmos e até crermos nisso, porque amarra Deus ao homem. Mas, isso não é Bíblico.
Ao crermos que Deus é fiel à nós, podemos concluir que seja lá o que fizermos ele nos abençoará e “passará a mão” em nossa cabeça. Isto é o mesmo que dizer que vamos caminhando do nosso jeito neste mundo, conforme nossos pensamentos e desejos e Deus que trate de vir atrás nos abençoando. Definitivamente, precisamos crer que Deus não é fiel à nós. Não questionamos a fidelidade  nem o caráter santo de Deus sob hipótese alguma . O que descartamos é a afirmativa de que Ele é fiel à nós. Isso Ele não é. A quem então, Deus é fiel?
No evangelho de Lucas capítulo 1, verso 37, lemos: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”. Isto elimina a crença de que Deus é fiel à mim. Na verdade, Deus é fiel somente às suas próprias promessas. Tudo o que Ele prometeu Ele é fiel para cumprir e de fato, cumprirá. O objeto da fidelidade de Deus não é o homem, mas, sim, Ele mesmo. Nós, como cristãos, é que precisamos andar em obediência a vontade dEle para  experimentamos Sua fidelidade. No livro de Números 23:19b, lemos: “Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Esta é a base bíblica da fidelidade de Deus. Tudo o que Ele prometeu, isso fará. Isto pode gerar mal estar em alguns, porque o pecado nos fez desejar ser o centro de todas as coisas, até mesmo da fidelidade de Deus. Esta decepção é causada também porque existem muitas pessoas decepcionadas com Deus porque esperam coisas que Ele jamais prometeu pelas Escrituras. Um exemplo que nos ajuda a entender esta verdade  de que Deus é fiel às Suas promessas e não ao homem deliberadamente é a vida de Abraão. Este servo de Deus obedeceu ao Senhor indo sacrificar seu filho Isaque, porque cria na promessa de Deus que da descendência dele (Abraão), Deus faria uma grande nação. Essa fé na promessa de Deus fez com que Abraão obedecesse a Deus e desfrutasse da Sua fidelidade. Podemos observar que Abraão não estava indo sacrificar seu filho porque cria que Deus era fiel a ele. O que o fez obedecer foi crer na fidelidade de Deus em cumprir Sua própria promessa. Isso faz toda diferença em nossa vida. Foi o que João Calvino disse: “Seja o que for que Deus tenha que fazer, inquestionavelmente o fará, se ele o tiver prometido.” Lamentações de Jeremias 3:23 reforça esta verdade: “As suas misericórdias não têm fim. Novas são a cada manhã; grande é a sua fidelidade”.  Josué 21:45 diz: “ Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel, tudo se cumpriu”. A certeza de que Deus não é fiel à nós, também é vista claramente no texto de II Timóteo 2:13: “Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”. Mesmo que sejamos infiéis a Deus, desobedecendo a Sua Palavra, o que realmente acontece, Deus permanece fiel porque não pode ir contra Sua própria natureza. A fidelidade de Deus não depende de nada, de nenhum outro acontecimento, não está condicionada a nenhum outro ato. Deus é fiel a Si mesmo e às Suas promessas e, consequentemente, não a cada um de nós. Experimentaremos dessa fidelidade se estivermos andamos em Seus caminhos, caso contrário, não. Deuteronômio 7:9 diz: “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos”.  O falso evangelho quer colocar o homem no centro e fazer Deus um agente a seu serviço. Crer que Deus é fiel somente ao que Ele mesmo prometeu é crer no verdadeiro evangelho. Para podermos experimentar a fidelidade do Senhor, não tem outro caminho senão andar nos caminhos de Deus em santidade e obediência. É justamente essa fidelidade de Deus a Si mesmo, junto com Sua imutabilidade que nos dá segurança. Afinal, o que seria de nós se Deus fosse fiel à nós e não a Si próprio? Sua fidelidade seria inconstante como a nossa. Por isso que Hebreus 10:23 nos afirma e consola: “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque aquele que fez  a promessa é fiel”.  E o Salmista aumenta esse consolo ao nos dizer no Salmo 119:90: “A tua fidelidade estende-se de geração em geração”. E Tiago 1:17 nos diz que em Deus “não pode existir variação, ou sombra de mudança” e isso com relação ao que Ele próprio prometeu realizar. Deus tem poder para fazer todas as coisas, mas fará o que somente o que Ele mesmo determinou realizar. Creiamos, portanto, sem reservas da fidelidade de Deus a Si mesmo e andemos obedientes e em santidade para desfrutarmos dessa fidelidade.

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei, estava com grandes dúvidas sobre o assunto!