PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CARDÁPIO DA SANTIDADE


Todos aqueles que se submetem a um regime físico terão que reeducar a alimentação. Deverão abster-se de certos alimentos (muitos deles saborosos) para, em seu lugar, ingerir outros, mais saudáveis. As refeições serão em mais vezes diárias, porém menos calóricas. Além disso é preciso não ficar “beliscando” doces e aperitivos entre as refeições. O preço a ser pago pela nova disciplina alimentar é alto, mas os resultados aparecem à medida que se obedece o cardápio.
Embora nem todas as pessoas precisem ou desejem fazer regime, o fato é que na vida cristã todos nós, indistintamente, precisamos seguir o cardápio da santidade que a Bíblia nos apresenta. Precisamos parar de nos alimentar de coisas simplesmente agradáveis para alimentarmos de algo espiritualmente nutritivo. Para isso, precisamos nos alimentar mais vezes da Palavra de Deus diariamente e menos das coisas mundanas.  
Em I Tessalonicenses 4, versos de 1 a 8, somos exortados: “1.Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 2. porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. 3.Pois esta é a vontade Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4. que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5. não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; 6. e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos é o vingador, 7. porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. 8. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.”
Dentre várias verdades deste rico texto, queremos destacar somente algumas para a nossa meditação. A primeira é que nossa vida deve agradar a Deus. Isso nos leva a repensarmos como temos vivido; para agradar a nós mesmos, aos outros ou a Deus? Iremos agradar a Deus vivendo em obediência a Ele e em santidade (I João 2:6). Segunda verdade, se acaso já estamos nesse caminho de santidade, que continuemos progredindo nele. Ou seja, ninguém se torna mestre em santidade. Não há ninguém que possa dizer ter alcançado um nível de santidade tal que possa parar de busca-la. Devemos viver em santificação constante e deve ser algo progressivo, ou seja, devo estar em maior santidade hoje do que estive no passado, caso contrário algo está errado comigo (Hb 12:14, Oséias 6:3). Terceira verdade, Paulo deixa claro que a santificação é a vontade de Deus para todos nós. Ninguém escapa disto. Não há dúvidas quanto a isso e nem mesmo precisamos orar neste sentido. Devemos orar para Deus nos capacitar nessa busca, mas orar para saber se devemos ou não buscar a santificação é perda de tempo. A quarta verdade está diretamente relacionada com a anterior. Santidade não é algo teórico, abstrato ou apenas de palavras. Paulo começa dizendo que a santificação é abster-se prostituição. Este conselho vale tanto para os solteiros como para os casados. Onde há sinais de prostituição ou impureza moral, física e espiritual devemos fugir dali. O quinto aspecto totalmente prático da santificação é que devemos  viver de tal forma que nosso corpo  glorifique e honre a Deus. Não podemos ter um discurso correto de santidade e vivermos de forma contrária. Nosso corpo, que é o templo do Espírito Santo de Deus (I Pe 2:5) deve evidenciar esta verdade, tendo uma vida não controlada pela lascívia, pelo desejo carnal desenfreado, mas sim, controlada pelo Espírito Santo de Deus. A sétima verdade a ser destacada é que Paulo reforça a razão pela qual fomos chamados e salvos por Deus. No verso 7 ele deixa claro que “Deus não nos chamou para a impureza, e sim, para a santificação”. Essa verdade deve estar sedimentada em nosso coração. Quando crermos, de fato, nisso, viveremos de modo agradável a Deus. Caso contrário, se não entendemos que Deus nos chamou para a santificação não fará sentido para nós a preocupação em agradá-Lo e nem em buscarmos a santificação nesse mundo. A última verdade que destacamos é que Paulo não avoca para si a autoridade final da exortação. Ao contrário, ele deseja que tenhamos temor de Deus, ao dizer que se rejeitamos estas verdades, estamos rejeitando ao próprio Deus que as instituiu. De fato, pois será a Deus unicamente que iremos prestar contas da nossa vida.
Portanto, se desejamos seguir pelo caminho da santidade, devemos nos alimentar de Deus mais vezes durante o dia e de forma melhor, fazendo uso dos meios de graça, tais como: leitura diária da Palavra, oração e comunhão dos irmãos. Para progredirmos nesse caminhar e seguir o cardápio da santidade devemos nos abster das coisas do mundo e nos alimentar das coisas de Deus. Embora tenhamos nossos compromissos e responsabilidades, podemos manter nossa comunhão com Deus fazendo tudo isso para a Sua glória. Reflitamos também nestas questões: a) nossa vida tem agradado a Deus?; b) temos progredido na santidade?; c) temos entendido que buscar a santificação diária é uma ordem de Deus, sendo Sua vontade para cada um de nós?; d)  temos realmente fugido da prostituição, impureza e todo tipo de imoralidade?; e) o desejo de lascívia, ou, o desejo carnal descontrolado, tem dominado nossos pensamentos, atitudes e imaginações? e; f) quem rejeita estas verdades absolutas está rejeitando o próprio Deus e terá que prestar contas disso a Ele no dia final. 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: