PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 20 de junho de 2012

VOCÊ JÁ APRENDEU A DIZER "NÃO"?


Mais importante do que aprender outro idioma é aprender a falar não. O cristão deve ser alguém que tenha firmeza e convicção para, em muitos e muitos casos, dizer “não” a convites e propostas que lhe são feitos.
Ser alguém com medo de falar não, quando necessário, por medo de rejeição ou outro qualquer, é pedir para ser um depósito de lixo aonde todos vêm e jogam uma piada indecente, um palavreado impróprio, um convite ilícito, um relacionamento antibíblico, um convite para pornografia, drogas e tudo mais. O jovem, especialmente, sofre muito com isso, porque teme perder certos relacionamentos, teme ser excluído de certos grupos, perder amizades e busca aceitação social. A questão é quando dizemos “não” para as coisas contrárias à Palavra de Deus, estamos evidenciando um caráter cristão que está em correta formação. Preferimos agradar a Deus ou aos homens?
Em Provérbios 1:10, lemos: “Filho meu, se os pecadores seduzir-te, não o consintas”. A exortação aqui é clara: devemos dizer “não” para aqueles que estão nos seduzindo e induzindo ao pecado. Esta sedução vem em convites, muitas vezes, de aparência inofensiva, tais como: uma festinha de faculdade, um churrasco de turma, uma viagem, uma saída para tal lugar, um relacionamento amoroso, uma amizade errada, um comportamento rebelde, etc. Por isso precisamos estar cheios do Espírito de Deus para termos discernimento e estarmos sensíveis à paz de Deus que é o arbitro em nosso coração, sinalizando quando estamos em desobediência ao Senhor (Cl 3:15). Quantos jovens possuem medo de dizer não para seus amigos por receio de perder a amizade e, em função disto, estão aceitando convites totalmente pecaminosos. Você é um cristão que consegue dizer “não” às coisas erradas? O cristão deve ser alguém com opinião, com coragem, tendo a Bíblia como sua regra de fé e prática e procurando sempre glorificar a Deus em tudo o que faz. Não importa do que irão nos chamar, se irão nos criticar ou aprovar, se perderemos algo que todos estão fazendo, que está na moda, etc. O que importa é obedecermos a Deus e aos seus mandamentos, dizendo “não” quando alguém quer nos induzir ou seduzir a pecar. Você tem dito “não” por amor ao Senhor, ou, tem preferido agradar seus amigos que não amam a Deus? Ninguém irá dizer “não” por você. É uma decisão sua que irá acontecer à medida que entender o quanto custou para Jesus os pecados que Ele pagou e suportou na Cruz.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: