PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PORQUE GUARDAR A PALAVRA DE DEUS NO CORAÇÃO?


Pode nos parecer óbvio, mas você já percebeu que o coração (sentido, vontade e emoções) é o alvo final onde a Palavra de Deus deve chegar? Evidente que até a Palavra chegar no coração ela passa pelo ouvir, pela mente, pela compreensão e assimilação. Todavia, o lugar final que a Palavra precisa chegar e se arraigar, não é no ouvido, na mente, na compreensão, mas sim, no coração do pecador. Isso porque o pecado afetou primeiramente o coração do homem. A partir da queda, o coração do homem foi deformado e todas as suas faculdades foram distorcidas, bem como tudo o mais no ser humano, decorrente disto. É isto que lemos no Evangelho de Marcos, capítulo 7: 21 a 23 diz: “Porque de dentro do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura: Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem”. Podemos observar, diante da clareza do texto, que o problema não está no que o homem faz, mas sim, no que ele é. Pecamos porque somos pecadores e não o contrário. Nosso coração está corrompido pelo pecado e não pode, naturalmente, agradar a Deus. Tanto é verdade, que Deus diz que nos daria um novo coração (nova natureza) para então, pela sua Graça, podermos amá-lo (Ezequiel 36:26). Trata-se de um novo coração que deseja amar a Deus e que luta contra o pecado. Por isto, agora Deus disse para O amarmos de todo o nosso coração, pois antes do novo nascimento isso era impossível! Ora, se o problema do homem causado pelo pecado está em seu coração é preciso que a Palavra de Deus atinja o coração do homem para libertá-lo do poder do pecado. Daí que o Salmista, disse no Salmo 119:11: “Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra Ti”. Ele sabia e nós precisamos saber também que guardar a Palavra na mente não resolve nosso problema. Conhecer a Bíblia, concordar com ela, achá-la importante, nada disso tem eficácia suficiente para nos proteger de pecar. É preciso que a Palavra de Deus chegue e permaneça onde o pecado se instalou: em nosso coração. Richard Baxter de forma muito sábia e bíblica, disse: “Se você quiser ser curado, precisa colocar a pomada sobre a ferida. Ora, a ferida, a doença, está no seu coração; e se você não introduzir a Palavra no seu coração, onde está a doença, eu não vejo como você poderia esperar a cura. A alma não será magicamente santificada pelo mero ouvir ou repetir de algumas palavras bonitas, como os feiticeiros fazer para curar doenças, ou para parecer que as curam. É a verdade aplicada ao coração que pode curá-lo. Se você não pensar e repensar nas Escrituras, como pode esperar que venham a penetrar no seu coração?”  O conselho de Baxter é tremendo, porque de forma simples mas profunda, nos alerta para a importância também de meditarmos na Palavra de Deus diariamente. Devemos pensar e repensar nas Escrituras mas, só podemos fazer isto se esta Palavra estiver em nossa mente, através da nossa leitura diária, para depois, descer até o coração. O problema nosso, portanto, não é meramente de ordem moral, mau comportamento ou algo desse tipo que possa ser tratado, curado ou melhorado com novas posturas, autoajuda ou conselhos de homens. Nosso problema chama-se pecado e para este problema só há uma solução: a Palavra de Deus! Por isso o único remédio eficaz é a Palavra de Deus arraigada em nosso coração.
Que possamos então ler e meditar diariamente (Josué 1:8 e Salmo 1) na Palavra de Deus, orando para que o Espírito Santo aplique toda  a Palavra de Deus em nosso coração para que possamos experimentar uma salvação diária do pecado. Não nos contentemos em conhecer intelectualmente a Palavra de Deus, pois ela precisa estar em nosso coração, direcionando nossa vontade, desejo e emoções para a glória de Deus..

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto! Parabens!