PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fala que eu não te escuto

Todos os nossos relacionamentos têm algo em comum: o diálogo. Seja com Deus, que nos fala através da Sua Palavra e nós, através das orações, seja nos relacionamentos familiares, conjugais, entre amigos, na área profissionail, todos eles para ter boa saúde precisam de diálogo, diga-se, de um bom diálogo. Imaginemos responder a Deus sem termos escutado o que Ele tem a nos dizer. Seria o caos. Aquele que só quer falar e não escutar está condenado a não desfrutar de bons relacionamentos, seja com Deus ou com o próximo. Ouvir e não apenas falar, deve fazer parte do nosso dia-a-dia. Quantos de nós já respondemos a alguém hoje antes de o ouvirmos? Em muitos casos, o que há é monólogo. Ouvir não é o simples ato de escutar por escutar. Ouvir é prestar atenção com interesse no que o outro diz para tentar compreender a mensagem. Portanto, salvo algum problema físico de surdez, todos nós estamos aptos a escutar, mas muitos desses são inaptos para ouvir. Escutam porque não conseguem tapar os ouvidos o suficiente, ou sair de perto daquele que fala. Mas, não ouvem, porque não param de falar enquanto deveriam se calar.
A Bíblia diz em Provérbios 18:13 que "responder antes de ouvir e estultícia e vergonha". Muitos de nós cometemos esse grave erro em nossos relacionamentos. Que vergonha é responder antes de ouvir! Já fizemos isso em casa hoje? É como colocar os carros na frente dos bois. No calor de um debate ou de uma discussão verbal, muitos se defendem, tentando justificar o fato de responderem antes de ouvir a outra parte, dizendo que já sabiam o que o outro iria dizer. Pura malandragem! A Bíblia chama isso de estultícia e vergonha. Portanto, se queremos amadurecer em nossos relacionamentos, não podemos tentar prever o que o outro irá dizer. Precisamos realmente aprender a escutar, interagir, entrar no mundo da conversa, ouvir com calma, ficar quieto e interessado no que o outro tem a nos dizer, ainda que seja aquilo mesmo que pensávamos ser. Quando conseguimos calar e sossegar nossa alma agitada, que quer falar ante de ouvir é um evidente sinal de que estamos amadurecendo e praticando mais a Palavra de Deus. Esse é um detalhe que passa despercebido em nosso dia-a-dia. Observemos quantas vezes desobedecemos este provérbio e veremos o porquê entramos muito em discussões inúteis e guerras verbais que poderiam ser evitadas se obedecêssemos esta verdade bíblica. Entre marido e esposa, pais e filhos e irmãos estamos sempre sendo desafiados a ouvir antes de responder. Experimentemos a ouvir corretamente, tentando entender e compreender o outro, a dor, angústia, alegria, medo, ansiedade e preocupações do outro para depois, somente depois, termos algo a responder. Veremos que isso não é fácil, mas é necessário. Afinal, ouvir não é ficar quieto enquanto o outro fala, sendo que em nosso coração estamos "falando" e "sentenciando" interiormente enquanto ouvimos. Ao contrário, ouvir é um ato calmo, que sujeita o ouvinte a mudar sua resposta se necessário for porque o que ouviu mostrou-lhe a verdade para a qual estava cego.
Agora podemos entender a razão do texto de Tiago 1:19: "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago diz esta verdade pois sabe que é uma dificuldade universal. Se formos ser honestos e é imprescindível que sejamos, veremos que em nossa experiência muitas e muitas vezes, para não dizer em todas elas, fazemos o contrário: somos prontos para falar, prontos para nos irar e tardios para ouvir. Eis uma forte razão de nossos relacionamentos serem cheios de discussões, divisões, discórdias, iras e murmurações. Não é à toa que temos dois ouvidos e uma boca. Precisamos ouvir antes de responder, para não ter que responder a Deus por essa desobediência à Sua Palavra.


Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: