PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fracasso ou pecado?

Ninguém gosta de fracassar. Nos negócios, nos relacionamentos entre amigos, familiares e amorosos ou no esporte, o sentimento de fracasso por não atingir a meta esperada ou por não conquistar o que se pretendia, é algo indesejado por todos nós. O vice-campeão, dizem, é um perdedor como os demais. Nossa cultura exigente e sedenta por conquistas, vitórias e sucessos não abre espaço para perdedores. Nossos filhos, muitas vezes, sofrem com isso, pois crescem sob ameaças dos pais para serem os primeiros da classe. "Não quero a segunda melhor nota, você tem que ser o número 1", dizem alguns pais.
Esse sentimento terrível de fracasso também aterroriza os cristãos. E não deveria. O que deveríamos evitar a todo e qualquer custo é o pecado e não, o fracasso, que são coisas diferentes. Fracassar traz culpa pessoal por não termos atingido um determinado objetivo pessoal. Fracasso é algo que todos, mesmo aqueles que não conhecem a Deus, sentem todas as vezes que são vencidos pelas circunstâncias da vida. Pecar diz respeito a um problema muito mais grave. Refere-se a algo que ofende a Deus. Fracasso é algo natural e está centrado em nós mesmos; pecado é algo espiritual e está relacionado com nossa ofensa a Deus. A Bíblia trata de pecado e não de fracasso. Em I João 1: 5 a 9 somos ensinados a confessar nossos pecados e não, os nossos fracassos. Davi no Salmo 51, confessou diante de Deus seu pecado e não, o seu fracaso. Adão, em Gênesis 3, pecou diante de Deus e não, fracassou diante de Deus. Jesus morreu por nossos pecados e não, por nossos fracassos. Mas, por sermos, desde pequenos, estimulados e ensinados a não fracassar, para não envergonharmos a família e a nós mesmos, crescemos na vida cristã confundindo pecado com fracasso. Jerry Bridges disse que "estamos mais preocupados com nossa "vitória" sobre o pecado do que com o fato de que nosso pecado entristece o coração de Deus. Não conseguimos tolerar nenhuma falha em nossa luta contra o pecado porque somos orientados para o sucesso, em vez de nos conscientizarmos de que o pecado é ofensivo a Deus."
Aprendemos então que peado é muito mais grave que fracasso. E, que devemos andar em obediência a Deus e não em busca de vitória, pois a obediência é orientada em direção a Deus; a vitória é orientada em direção a nós mesmos. E mais, a vitória é subproduto da obediência, por isso devemos cuidar mais em sermos obedientes, se queremos obter vitória sobre o pecado. Bridges, completa sua idéia dizendo que "isto pode parecer apenas uma discussão semântica, mas há uma sutil atitude de egoísmo na raiz de muitas de nossas dificuldades com o pecado." E então, estamos mais preocupados com nosso fracasso diante de Deus e das pessoas, como se Deus esperasse mais de nós, como se Ele não conhecesse nossa pecaminosidade? Ou, estamos preocupados em não pecar porque isso ofende a Santidade de Deus? O fracasso é superado por nova conquista. O pecado é superado somente com o genuíno arrependimento. É oportuno nos perguntar: temos sentindo remorso pelo nosso fracasso, ou, genuíno arrependimento pelos nossos pecados? O que está em jogo, nossa vergonha como pessoa ou o desonrar o glorioso nome de Cristo? É algo que devemos refletir com urgência.

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

Aprendendo com as Escrituras disse...

Ocorre que muitas vezes o fracasso nos leva ao pecado. Quando fracassamos nos culpamos e culpamos todos a nosso redor, inclusive a Deus. Esse artigo muito nos ajuda, pois se sabermos distinguir o fracasso do pecado, consequentemente saberemos como reagir a tal situação. Como foi dito, o fracasso é superado com nova conquista e o pecado com verdadeiro arrependimento. Deus te abençoe, Alexandre.