PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Consolador

São inúmeras as vezes que precisamos de consolo durante nossa vida cristã. Os motivos são variados: seja por termos perdido alguma pessoa querida, seja por uma situação financeira complicada, por doenças, fracassos pessoais, desamparo familiar, desemprego, filhos que se rebelam, pais ausentes, e outros motivos mais. E não são poucos aqueles "consoladores" que, apesar da boa intenção, acabam piorando ainda mais a situação, tentando nos consolar dizendo conhecer alguém que está passando por momento mais difícil do que o nosso. Isso, por si só, não é capaz de nos consolar. Tais palavras são como anestésicos de curtíssima duração. Afinal, saber que alguém também perdeu um filho de forma mais trágica é capaz de consolar alguém que acabou de perder um filho? Saber de alguém que está pior financeiramente é capaz de consolar outro que está em situação um pouco menos grave? Saber que um ladrão roubou mais na casa do vizinho do que na minha, me consola? Estes tipos de consolo que todos nós damos e recebemos ao longo da nossa vida não podem, realmente, consolar um coração marcado por alguma perda. O que pode então nos consolar?
Jesus Cristo, quando ressuscitou e subiu ao céu, sabendo que precisaríamos de consolo durante nossa peregrinação nesta terra, pois somos humanos e frágeis, sujeitos a tristezas, decepções, ansiedades, medos e perdas prometeu que nos enviaria o consolador. No evangelho de João, capítulo 14, quando os discípulos estavam com medo e tomados pela incerteza da vida sem a presença física de Jesus, ouviram do Mestre no verso 16 e 17: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis porque ele habita convosco e estará em vós". Eis o que pode nos consolar realmente: o Espírito Santo de Deus! E este Consolador, o Espírito Santo que é Deus, habita em todos aqueles que nasceram de novo, que receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida.  A conclusão é que somente os cristãos podem ser verdadeiramente consolados pelo Espírito Santo Consolador em meio as tragédias da vida. Consolo não é resolução de problemas, mas é algo que apesar das perdas e apesar dos problemas, sustenta a fé em Jesus, traz certo conforto a alma, dando-lhe a certeza de que mesmo sem a devida compreensão dos fatos no momento, crê que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28). E, para a surpresa de muitos, este bem não é necessariamente resolução de problemas e sucesso na vida. Este bem que Paulo nos mostra em Romanos 8 é o fato de que todas as coisas cooperam para formar o caráter de Jesus em nós. É o que diz o verso 29: “...para serem conformes à imagem de seu Filho...” Este é o bem de Deus para todos nós! É a mesma verdade experimentada pelo Salmista, no Salmo 42, quando estava abatido, orou: "Por que estás abatida ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. a ele, meu auxílio e Deus meu".  O Salmo 121 nos mostra a verdade. "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" . No Salmo 119:50 vemos a mesma verdade dita pelo Salmista: "O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica." O profeta Isaías fortalece esta verdade bíblica ao dizer no capítulo 51:12: "Eu, eu sou aquele que vos consola...". Somente o Espírito Santo, usando a Palavra de Deus é capaz de consolar um coração abatido e angustiado.
Portanto, aprendemos que precisamos nascer de novo para receber o Espírito Santo Consolador. Aprendemos que o único consolo que podemos ter e oferecer a outros é falando da Palavra de Deus, do amor e da necessidade de render-se ao Senhor Jesus. Aprendemos também, que o Espírito Santo Consolador usa a Palavra de Deus, as verdades eternas, as promessas divinas e a vida dos irmãos em Cristo para nos consolar quando precisarmos de consolo. Aprendemos que nada, além do Espírito Santo pode nos consolar e confotar. E, por último, aprendemos que este consolo é crer e descansar que Deus nos ama, quer o melhor pra nós e que a Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12). Deus é Soberano aconteça o que acontecer. Que o Senhor me ajude a crer mais e mais nessa verdade eterna!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: