PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tabela de preocupações

"Um capelão militar elaborou, certa vez, uma "Tabela de Preocupações", baseando-se nos problemas que homens e mulheres haviam lhe trazido durante os anos que tinha trabalhado naquela função. Ele concluiu que as preocupações se encaixavam nas seguintes categorias:
• Preocupações com coisas que nunca aconteceram - 40%
• Preocupações com decisões tomadas no passado e que não podem ser mudadas - 30%
• Preocupações com enfermidades que nunca aconteceram - 12%
• Preocupações com adultos, crianças e amigos (que eram capazes de tomar conta de si mesmos) - 10%
• Preocupações com problemas verdadeiros - 8%
De acordo com essa tabela, 92% de todas as preocupações referem-se a situações que não podemos controlar e que deveriam ser deixadas nas mãos de Deus."

Olhando com sinceridade na tabela acima, nossas preocupações se encaixam em qual percentual? O que mais "rouba" nossa alegria e tranquilidade emocional e espiritual? Com que temos nos preocupado mais? Achamos que podemos resolver as coisas ficando ansiosos e preocupados? Como tratar com isso?
Jesus nos deixou em Mateus 6:25 a 34 uma grande lição sobre como sermos libertos da ansiedade que é fruto das preocupações dessa vida. Neste texto, lemos no verso 25: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem de vestir.." Depois, logo no verso seguinte, Jesus nos dá exemplos das aves do céu que "não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta." Em seguida faz a pergunta: "Não valei vós muito mais do que as aves"? Jesus ainda diz que por mais que andemos ansiosos, nada acrescentaremos à nossa vida, nem um dia a mais sequer (verso 27).  No verso 33, após novos exemplos sobre os lírios do campo, Jesus afirma que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas nos serão acrescentadas. Não é que buscando o reino teremos tudo o que quisermos. Não é isso. O que Jesus disse que é que devemos nos preocupar com o que realmente vale à pena que é o reino de Deus, pois à medida que o buscamos, nossas necessidades básicas da vida serão supridas. Arrematando o assunto nesta passagem, Jesus diz no veso 34: "Portanto, não vos inquietais com o dia de amanhã, pois o amanhã tará os seus cuidados; basta cada dia o seu próprio mal". Ou seja, não busquemos o mal do dia seguinte.
Temos que encarar a dura realidade de que a maioria de nossas ansiedades está enraizada na falta da nossa confiança em Deus. Ainda não cremos que realmente é Deus quem cuida de cada um nós. Simplesmente não acreditamos que Ele é suficientemente grande e suficientemente capaz de cuidar da nossa vida, de nos manter e manter também as pessoas que amamos, estando elas perto ou longe de nós. Porém, quando conhecemos verdadeiramente a Deus, é fácil entendermos como nossas preocupações são inúteis na maior parte do tempo!
Alguns textos da Bíblia podem nos ajudar nesse grande desafio de confiarmos mais no Senhor, sabendo que Ele está cuidando de nós, mesmo que aos nossos olhos naturais isso não pareça realidade. Leiamos estes versículos e oremos para que eles sejam realidade em nosso coração dia após dia.
"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." Salmo 125:1
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 1 Pedro 5:7
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo onhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." Filipenses 4:6

Que possamos realmente lançar sobre Jesus Cristos nossas preocupações e ansiedades, porque Ele, de fato, cuida de nós. Como fazer isto? Primeiramente, temos que reconhecê-Lo como Senhor e Salvador da nossa vida, para nos tornar filhos de Deus (João 1:12). Depois, à medida que as preocupações surgem e tentam nos dominar, oramos a Deus para sermos diligentes e responsáveis no que devemos fazer, mas entregando em oração nossas ansiedades quanto ao futuro. Afinal, o futuro para nós é totalmente incerto enquanto que para Deus, ele já é conhecido antes da fundação do mundo! Praticando esta verdade, nossa fé aumentará e descansaremos mais no cuidado de Deus. Isso em nada nos fará negligentes, mas sim, diligentes, crendo que devemos ir vivendo responsavelmente, em conformidade com as Escrituras, mas não carregando sobre nossos ombros as preocupações e ansiedades desta vida, porque não temos condições alguma de suportá-las.

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

César Eduardo Palma disse...

É incrível como nos preocupamos com aquilo que deveríamos deixar para Deus e deixamos de nos preocupar com o que nos aproxima de Deus e nos ajuda a vencer dificuldades que nos parecem intransponíveis.
Abraço a todos.