PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 21 de março de 2011

Como o jovem guardará puro o seu caminho?

Primeiramente, o jovem precisa crer que a Bíblia não é um livro escrito somente para os velhos, pastores e seminaristas. A Palavra de Deus contém inúmeros e preciosos ensinamentos para o jovem viver corretamente sua juventude (Ec 11:9; 12:1; I Tm 4:12; II Tm 2:22; Tito 2:6).
Sabemos que a mocidade é uma fase da vida em que se têm muitas perguntas e poucas respostas. Para qual curso farei vestibular? Com quem irei namorar ou casar? Arrumarei um bom emprego? Estas são algumas perguntas importantes que o jovem faz a si mesmo, porém não encontra boas respostas de imediato.
No entanto, a Bíblia tem uma pergunta muito mais importante para o jovem. Tão importante que ela mesma já trouxe a resposta. A grande pergunta está no Salmo 119:9: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” Você já se fez essa pergunta? Você se preocupa em guardar puro seu caminho diante do Senhor? Deus não nos criou para a impureza (I Cor 6:18). O jovem não pode viver de qualquer maneira. Observemos que o versículo é específico ao dizer “de que maneira o jovem...”. Não que os mais velhos não tenham que se preocupar com isso. Mas, Deus sabendo como é especialmente difícil para o jovem diante do mundo que está descortinando ante seus olhos, seja ao entrar numa universidade, ao iniciar um namoro, ao arrumar um emprego, ao fazer amizades, etc, deixou esse precioso ensinamento para a mocidade. Se o salmista fizesse apenas a pergunta não resolveria o problema. Graças a Deus que temos a resposta no mesmo versículo 9: “....observando-o segundo a Tua Palavra”. Não há outra forma de ter o caminho puro sem observar, crer, praticar e obedecer a Bíblia. O jovem precisa crer, ler, obedecer e ter a Palavra de Deus guardada em seu coração (v. 11). A Bíblia precisa ser seu GPS, onde ela vai orientando e transformando seus passos, sua vontade, seus pensamentos e suas atitudes conforme a vontade de Deus. Porém, é lamentável o alto número de jovens que desprezam a leitura bíblica diária e a vida de oração. E não é à toa que estes se encontram escravizados pelo pecado da impureza sexual, pelo alcoolismo, pelas drogas e criminalidade. O jovem precisa crer que a Bíblia é uma carta de amor de Deus para ele. Que pai natural deixaria uma carta escrita assim para seu filho: “Filho, faça o que você quiser, o que tiver vontade, de qualquer jeito e a qualquer hora. Com amor, seu pai.” Que amor seria esse? Por isso, por amar os jovens é que Deus deixou escrito em Sua Palavra o que eles devem viver. Isto é amor.  
Diante disto, aprendemos com o salmista que o caminho do jovem precisa ser puro, no sentido de observar e obedecer a Bíblia, não no sentido de perfeição, jamais. Aprendemos também que o jovem é parte ativa nisso, cabe a ele observar, ler e obedecer a Palavra. Aprendemos que apesar do mundo ser impuro e das pessoas que não conhecem a Deus estarem nos induzindo para a impureza, se observarmos e crermos na Bíblia, teremos vitórias diárias em favor de uma vida pura, afastada do pecado, uma vida de arrependimento e de volta aos princípios bíblicos. Guarde a Palavra de Deus em seu coração em sua juventude! Lembre-se do seu Criador nos dia da tua mocidade!

                                                                                      Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

Francisco disse...

parabéns! que texto lindo, me ensinou bastante e vou passar mais a exercer essa mensagem de deus, continue com esses ótimos ensinamentos, paz