PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Seguros estamos nas mãos de Deus


Quando estou passeando com meu filho a pé, ele tem 3 anos, sempre procuro segurar na mão dele pra evitar um imprevisto ao atravessar a rua, por exemplo. Embora estejamos de mãos dadas, percebo que ele está andando distraidamente sem se preocupar em segurar firme na minha mão, pois sabe que estou segurando firme na mãozinha dele. Isto o dá segurança.
Com Deus é a mesma coisa. Não temos condições de segurar em “Sua mão”. Embora insistamos em cantar “segura na mão de Deus, pois ela te sustentará...”, precisamos crer que isto não é possível. Deveríamos mudar a letra e cantar, “seguro estou nas mãos de Deus". Afinal, somos incapazes, por nós mesmos, de nos manter seguros nas “mãos” de Deus. O humanismo tenta nos convencer que conseguimos segurar firmes na mão de Deus, pois isto traz mérito ao homem. Por toda a história do povo de Israel vemos o contrário, ou seja, que foi a mão de Deus que os sustentava, segurava e provia todas as coisas, apesar das infidelidades e pecados insistentes do povo. Isso é confirmado em Isaías 41:13: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita; e te digo: Não temas; eu te ajudarei”. Esta é também a nossa história!Precisamos crer realmente que é Deus quem segura a nossa mão, quem sustenta a nossa vida e não, o contrário. Embora estejamos de “mãos dadas” com Deus, metaforicamente falando, nossa mão está sendo totalmente segura pela dEle. Não temos capacidade de segurar nas “mãos” do Senhor. É ele quem rege e nos guia a cada passo, nos segurando pela mão. Isto quer dizer que dependemos do Senhor a cada segundo e para todas as coisas. Graças a Deus que não somos nós que estamos segurando na “mão” dEle e, sim, que estamos sendo segurados pela sua “mão”! Isto é pura misericórdia do Senhor, pois se Ele deixasse para que segurássemos em sua “mão” estaríamos perdidos. Crer nessa verdade é fundamental, pois quem acredita que está segurando na “mão” de Deus, acredita também que ele e Deus contribuem para seu cuidado conjuntamente. Ora, isto fere a Cruz, a soberania e a providência total do Senhor em nossas vidas. Humanamente, isto pode trazer alegria ao coração de muitos, porque pensam ter méritos por estarem segurando nas “mãos” de Deus. A glória é então dividida entre o homem e Deus. Isso ofende diretamente a Cruz de Cristo e sua glória absoluta sobre nossas vidas. De outro lado, falar que estamos sendo totalmente seguros pela boa “mão” de Deus, afeta nosso orgulho, nosso eu e nossa estrutura. E foi para isso que Cristo veio em nossas vidas. Porém, enaltece a Cruz e dá toda glória ao Senhor. Isto é o evangelho!
Portanto, creiamos que é somente Deus quem nos sustenta e segura nossa “mão”, exercendo total controle e sustento em nossas vidas. Estamos seguros em Cristo graças à sua poderosa “mão” que não solta da nossa. Do contrário, a muito estaríamos à deriva neste mundo mal e perverso! Seguros estamos nas mãos de Deus!
Alexandre Pereira Bornelli

2 comentários:

Felipe P. disse...

Parabéns pelo blog! Gostei dos teus textos.

A paz de Jesus

MÃE DE UM ANJO CHAMADO BRUNA disse...

linda as suas palavras,amei seu blog
eu tb pesso para que Deus segure nas minhas mão e me guie,todos os dias,te convido para entrar no meu blog,e conhecer a minha história,parabéns mais uma vez
que Deus ilumine sempre as suas palavras e sua vida