PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pandemia espiritual é pior do que a gripe suína.

O mundo vive de epidemias. Naturalmente falando, a mais perigosa, talvez, até hoje foi a gripe espanhola que matou milhares de pessoas. Atualmente, o mosquito da dengue agradece por ter perdido o foco das atenções para gripe suína. Ninguém mais se preocupa com a dengue após a pandemia da gripe suína anunciada. Verdadeiro ou falso o que dizem sobre ela por ai, o fato é que o mundo está alarmado e com medo. Cinemas, shoppings, lojas, vôos, viagens de ônibus, tudo está sendo evitado e todos são suspeitos até que provem o contrário. O caos aumenta devido a não descoberta da vacina. Porém, pensemos por um momento: se alguém afirmasse ter a vacina em mãos, qual seria a reação do povo? O que faríamos?
Há uma pandemia muito pior que a gripe suína, espanhola ou qualquer outra e que tem tomado conta do mundo todo. Porém, poucos, pouquíssimos, tem se preocupado com ela. Falamos do pecado. Sim, o pecado entrou no mundo antes de qualquer doença e tem destruído a vida de milhares de pessoas e de famílias inteiras. E mesmo assim, poucos são os que procuram a cura. Não adianta usarmos máscara, lavarmos as mãos com álcool gel para evitá-lo. A Bíblia afirma que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Não corremos o risco de sermos infectados pelo pecado; nós já nascemos em pecado (Sl 51: 5). Embora, necessariamente, pela graça de Deus, nem todos os sintomas do pecado se manifestem na vida de todos nós, todos eles habitam em nosso coração (Marcos 7:21 a 23) e, somos, potencialmente capazes de praticar cada um deles. Os sintomas do pecado são fáceis de diagnosticar: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes a estas, conforme Gálatas 5:19 a 21 afirma. Entretanto, poucos se vêem pecadores, e alguns que tem vaga noção, pensam não tratar-se de algo tão terrível assim, conforme a Bíblia afirma ser. Poucos também estão conscientes desta situação trágica em que se encontram, por isso não vêem necessidade de Cristo e por esta razão o mundo não está alarmado e nem lutando contra o pecado. Não se fala em pecado! Nisso, o pecado agradece, pois sem causar preocupação nas pessoas, sem ser considerado algo perigoso, pode desenvolver-se e continuar destruindo vidas tranquilamente, mantendo as pessoas longe de Deus, cegas para as coisas espirituais e ativos para os prazeres carnais. Pensemos se tivéssemos tanta preocupação com o pecado como temos com a gripe suína? Se tivéssemos os mesmos cuidados, evitando lugares, pessoas, situações de risco onde o pecado está sendo praticado, como temos com a gripe suína. Pensemos se ao menor sintoma dele, procurássemos auxílio nas Escrituras, com amigos cristãos, como seria diferente! O problema é que temos certeza de que somos fracos e vulneráveis ao vírus da temida gripe e que ele pode ser fatal, quando, ao mesmo tempo, nos achamos imunes ao pecado ou, no máximo, pensamos que ele não é tão destruidor quanto a Bíblia afirma ser. Com a gripe suína somos precavidos e fugimos de onde ela possa estar com mais presença. Todavia, com o pecado somos negligentes e despreocupados. Vamos vivendo como se ele não existisse ou não fosse destruidor.
Embora não tenhamos acesso à vacina da gripe suína, temos acesso à cura para o pecado que tem como mais grave sintoma nos manter mortos para Deus. A boa notícia é que existe cura para sermos libertos do poder do pecado! Porém, esta verdade nos anima? Nos traz alívio pra alma? Para sermos curados, basta crermos na pessoa de Jesus como o único Deus verdadeiro, como Senhor e Salvador da nossa vida que estaremos livres do poder do pecado, embora ele continue habitando em nós até que Cristo volte pela segunda vez. A Bíblia afirma em João 3:16 que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Já cremos em Jesus? E os que já creram, continuam lutando contra o pecado diariamente em sua vida? O crer em Jesus como Senhor e Salvador é o único “remédio” eficaz e instantâneo para abolir o sintoma mais terrível do pecado, a nossa separação eterna de Cristo. Peçamos então ao Espírito Santo que nos convença urgentemente da necessidade de crermos em Jesus Cristo e da necessidade de continuarmos a lutar contra o pecado, pois como pecadores condenados ao inferno, não há outro caminho para a vida eterna senão o crer unicamente em Jesus como Senhor e Salvador pessoal da nossa vida, como diz Romanos 10:9: “Se, com a tua boca confessares Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: