PENSAI NAS COISAS DO ALTO

domingo, 19 de julho de 2009

Pequenos reparos

Os casados vão me entender melhor. Sabe aquele dia que você tirou pra descansar, pra não fazer nada? Então, justamente neste dia que você está de "jáque" aparece muitas tarefas pra se fazer em casa. Lembra-se daquelas coisinhas que você disse pra sua esposa que ia dar um jeito? Então, chegou o dia! De repente, sua esposa te ve esparramado no sofá ou andando à toa pra lá e pra cá, afinal é feriado ou fim de semana mesmo e, carinhosamente, diz: "benhê, 'jáque' você não ta fazendo nada, pendura esses 12 quadros na parede pra mim, depois, arruma a torneira da pia, o abajur, o jardim, o varal, etc?" E assim vai o fim de semana todo, "jáque" você não estava fazendo nada mesmo. Engraçado que são pequenas coisas, pequenos reparos que você nâo notava que faziam tanta falta, até arrumá-los. Essas pequenas coisas estragadas bagunçam o andamento da casa, tornando as atividades do lar mais complicadas. O homem não dá muito valor em vaso a ser pendurado, em torneira pingando (desde que nao encareça muito a conta de água), em pendurador de toalhas quebrado, em falta de varal, etc. Mas, as mulheres dão o devido valor e com razão. Em contrapartida, quando a geladeira (principalmente), a internet (essa então é prioridade) ou a TV (indispensável pra você) estragam, imediatamente são arrumados ou trocados por novos, antes mesmo de sua mulher ter percebido que estragaram. Mas, as demais coisas da casa, que fazem parte da enorme lista feminina sem tanta importância para os homens, sempre são deixadas pro último segundo, do último minuto, da última hora, do último dia do prazo, injustamente. A regra é que priorizamos arrumar as coisas mais significantes e as que julgamos ser de maior valor pra nossa comodidade.
A mesma coisa acontece em nossa vida cristã. Damos mais atenção e tentamos resolver os "grandes" pecados, as grandes faltas, as desavencas mais notórias que julgamos particularmente mais graves. Isto é bom, mas não é tudo. Não são das grandes coisas que estamos falando e, sim, das pequenas, das coisinhas do nosso dia-a-dia, dos "pequenos" pecados, das desavenças aparentemente insignficantes, das "mentirinhas", e por ai vai. São nestas que tropeçamos, embora não vejamos urgência em resolvê-las. Todavia, são essas mesmas "coisinhas" que travam a engrenagem da nossa vida diária, fazendo-nos viver com nosso relacionamento com Deus e com o próximo muito abaixo do nível do que deveríamos viver. Talvez não temos dado suficiente atenção para aquela "mentirinha", aquela piada com duplo sentido, aquele vocabulário sensual dito de vez enquando, para certas más companhias, certos programas de TV, certos vídeos do youtube, pois os julgamos inofensivos e praticados raramente. Contudo, estejamos certos de que Deus abomina tais "pecadinhos" mesmo que esporádicos, assim como abomina os "pecadões", pois ofendem igualmente Sua Santidade, além de fazer um grande mal à nossa saúde espiritual. Como já disse Willian Shaskepeare: "As pequenas mentiras fazem o grande mentiroso". Então, é hora de resolver os pequenos reparos em nossa vida cristã à Luz da Palavra de Deus.
Quem sabe você não consiga identificar um problemão, um "pecadão" hoje na sua vida que inspire urgente solução. Contudo, deve haver pequenos reparos em seu vocabulário, comportamento, costume, lazer, namoro, em seus relacionamentos em casa, na escola, na igreja, com os pais, filhos, marido, esposa, que precise ser consertado pra que a engrenagem da sua vida possa voltar a funcionar em paz e a perfeita comunhão com Deus, restaurada. Não nos enganemos, precisamos urgentemente nos arrepender das pequenas coisas também, a fim de podermos gozar de paz com Deus novamente.
Não desprezemos, não procrastinemos e não adiemos mais os pequenos reparos da nossa vida cristã para o próximo fim de semana, para o próximo feriado ou próximo acampamento de casais ou de jovens. Nem esperemos acumular uma porção de coisinhas para começarmos a resolver. Peçamos graça de Deus para fazermos todos os reparos em nossoa vida cristã hoje, dando contínua manutenção, fazendo os reparos que forem sendo necessários à luz da Palavra de Deus com um profundo e genuíno arrependimento.
ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: