PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 8 de abril de 2008

JOVEM: QUAL É O SEU STATUS?


O mundo hoje é dos internautas, dizem muitos. E, para a juventude de hoje, não há como se referir à internet sem associar a idéia do messenger, ou, “msn”. A “epidemia” do msn tem contaminado a maioria.
Aos que usam o MSN sabem que é possível informar aos seus contatos virtuais o seu status, avisando a todos, sua situação como internauta: on-line, offline, ocupado, volto logo, ausente, ao telefone e em horário de almoço. Quando alguém escolhe, por exemplo, o status ocupado, está dizendo para seus contatos não o chamarem naquele momento, pois não poderá responder. De repente, o mesmo internauta que estava ocupado pode estar novamente disponível para conversas, modificando seu status para on-line. O status pode se alterar varias vezes durante o dia.
A questão é: como cristãos, podemos alterar nosso status diante de Deus?!? A Bíblia nos responde com um sonoro não! O Salmo 139 é um relato indiscutível, mostrando-nos que vivemos na presença de Deus todos os dias da nossa vida, 24 horas por dia! Não há nada, nenhum lugar, não existe nenhuma maneira de estarmos escondidos da presença de Deus. Deus nos conhece e sabe tudo a nosso respeito: o que falamos, pensamos, sentimos, nossas intenções etc. Mas, apesar desta suprema verdade que vivemos na presença de Deus diuturnamente, muitos crentes não querem estabelecer um relacionamento sincero e real com Deus, mas sim, buscam um relacionamento próximo ao contato virtual. Muitos jovens, principalmente, desconsiderando ou desconhecendo a verdade da onisciência e onipresença de Deus, pensam ser possível fugir ou mesmo ausentar-se, ainda que por alguns instantes, dos olhos do Senhor. Então, acabam, na ignorância, informando ao Senhor quando estão on-line, offlline, por exemplo, como se isso fosse possível. Principalmente os jovens cristãos de hoje pensam ser possível estabelecer um relacionamento com Deus, como o fazem pelo MSN com seus amigos. Observemos alguns status oferecidos pelo MSN, para ver se não estamos nos relacionando com Deus, da mesma forma que estamos usando o messenger.
O primeiro status é o online. Todos os crentes sentem-se online com Deus quando estão na reunião da igreja. Ali, durante o culto da igreja, tentam se comportar de tal forma a parecerem cristãos dedicados. Vestem a máscara e se esforçam por aguentar uma hora e meia a aparência de cristão verdadeiro. Porém, durante a semana, pensam que Deus está de folga. Em meio a correria do dia-a-dia, cheio de afazeres, estudo, provas, trabalho e festas sentem-se por demais atarefados para pensarem em Deus. Então, tal jovem informará a Deus que está ocupado, como uma forma de desculpar-se por não estar lendo a Bíblia e dedicando-se ao Senhor em primeiro lugar. Ocupado pra quê? Certamente, ocupado para orar ao Senhor sobre aquilo que está fazendo ou que irá fazer; ocupado para agradecer a Deus pela vida, pelo dia, pela família, pela igreja etc. Ocupado, quem sabe, para relembrar, para trazer á memória aquilo que lhe dará novamente esperança, ou seja, que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã sobre nossas vidas (Lam. Jeremis 3:21). Ocupado também para dar um bom testemunho cristão no trabalho, na escola, na universidade, no namoro, no clube etc. Agora, se este “crente internauta” vai a alguma boate, se ele vai a algum lugar onde sabe que não deveria ir como cristão, ele informará seu status a Deus dizendo: Senhor, volto logo. Porque esse status volto logo? Ora, porque tal jovem sabe em seu íntimo, que Deus não aprova o que ele irá fazer, sabe que não deve ir a determinada festa da faculdade, na escola, sabe que irá participar de um lugar que irá roubar-lhe a paz, sabe que o lugar onde ele irá com seus amigos é reprovado a um cristão ir, sabe que não glorifica a Deus, sabe que o tipo de namoro que está levando tem sido um mau testemunho cristão. Então, ele prefere enganar sua própria consciência, dizendo volto logo a Deus, pensando que assim Deus não irá saber onde foi, com quem foi e o que fez. Agostinho já disse: “Nunca faça aquilo que Cristo jamais abençoaria, e nunca vá a um lugar onde Cristo não possa ir em sua companhia”. Ainda temos outro status muito utilizado por alguns jovens, que é o status ausente. Neste caso, o jovem crente já está com tantos pecados acumulados não confessados, está com uma vida tão suja, tão imunda, atolada em pecados, que sua consciência já se cauterizou, tornando-a insensível ao alerta do Espírito Santo (Cl.3:15), que tal jovem sente-se ausente diante de Deus. Ou seja, ele perdeu por todo o tempo (certamente até que Deus o restaure) a certeza de que Deus o vê a todo instante e sabe tudo de sua vida. Ele vive como se não existisse Deus, ou como se Deus não fosse capaz de conhecê-lo, e de saber tudo sobre sua vida.
Diante destes status, como temos nos relacionado no dia a dia com Deus? Temos crido que Deus é Soberano e nos conhece completamente? Cremos quando a Bíblia diz que não há lugar no universo que podemos nos esconder de Deus? A certeza de que Deus nos conhece desde antes da fundação do mundo, que Ele sabe tudo a nosso respeito, desde o que pensamos até o que falamos, e que não há lugar no universo que podemos nos ausentar ou nos esconder Dele (Salmo 139), precisa ser restaurada urgentemente em cada um de nós. Clamemos pelas misericórdias de Deus e por arrependimento.
Jovem, sempre estamos online diante de Deus! Todos nós vivemos na presença de Deus 24 horas por dia! Não adianta enganar nossa cabeça, pensando ser possível fazer determinada coisa que Deus não saberá ou que Deus tolera determinados pecados só pelo fato de ser jovem. De jeito nenhum!
Portanto, não há também como bloquear Deus de nosso contato para fazermos coisas escondidas dEle. Ainda que estejamos só, Deus está nos vendo. Ele sabe tudo a nosso respeito. Então, busquemos um relacionamento real com Deus. Devemos viver um relacionamento vivo e transparente com nosso Senhor, de tal forma conscientes da presença de Deus em nosso dia a dia, aonde quer que estivermos, que isto nos leve a rever nossa vida, nossos caminhos, nossas amizades, os lugares onde temos freqüentado, nos arrependendo dos nossos maus caminhos. Que esta verdade irrefutável ganhe nosso coração para que confessemos nossos pecados ao Senhor, clamando por arrependimento e buscando uma vida de santidade ao Senhor enquanto há tempo para isso.

Alexandre P. Bornelli



Nenhum comentário: