PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

VOCÊ SABERIA EXPLICAR?

Talvez existam perguntas teológicas que você não saiba responder se te perguntarem. Mas, e se te indagarem sobre a importância da Bíblia, da razão de precisamos ler a Palavra? O que você responderia? 

Somos diariamente estimulados pelo mundo e seus meios de comunicação a olhar para dentro de nós mesmos e retirar dali, do nosso coração e pensamentos, forças, sabedoria, bondade, fé, esperança e tantas outras virtudes. 

Contudo, a Palavra de Deus nos adverte seriamente a jamais fazermos isto. Aliás, por fazerem justamente o que a Palavra proíbe, é que muitos crentes estão afundando cada vez mais no pecado, justamente porque estão consultando seus próprios corações para saber se estão no caminho certo, se estão fazendo escolhas certas, se como estão vivendo está legal. Estão consultando e sendo orientados por seus próprios pensamentos e vontades e isto é trágico.

Precisamos olhar para fora de nós, para algo objetivo, imutável, perfeito, eterno e infalível: a Palavra de Deus! Devemos olhar para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12). Não podemos confiar e consultar nosso coração ele é enganoso e desesperadamente corrupto (Jeremias 17:9) e produzirá sentimentos enganosos, instáveis e corruptos. Precisamos aprender a levar cativo nossos pensamentos a obediência a Cristo e pensar nas coisas do alto e em tudo que é puro (II Cor 10:5; Cl 3:1 e Fl 4:8)

Nós não somos a regra a ser seguida, nosso coração não é padrão a ser observado e nossos sentimentos não são guias seguros para vivermos por eles. Imagina um policial de trânsito parar você e lhe multar por estar infringindo a Lei. Então, você cheio de razão diz ao policial que você tem suas próprias leis de trânsito. O resultado disso todo mundo sabe qual será.

Mas é esta insanidade que as pessoas demostram em relação à lei de Deus. Cada um vive como quer e diz ser ele mesmo sua própria lei, seus pensamentos lhes guiam e seu coração determina suas atitudes. Eles são guias para eles mesmos, pensam ser uma verdade objetiva. Loucura! Insanidade! Incredulidade! 

A Palavra de Deus é a verdade, a única verdade absoluta, nosso guia seguro de fé e prática. Deus poderia ter nos salvado e não deixado Sua Palavra e quão terrível seria viver assim aqui na terra. Mas, graças a Deus que, além de nos salvar, Ele ainda nos deixou o manual de como viver para O glorificar e, consequentemente, para vivermos bem. 

Então, se alguém lhe perguntar porquê você tem a Bíblia, porquê é essencial ler a Palavra, você pode responder: 

1) Porque não sou meu próprio referencial, pois meu coração é pecaminoso e corrupto;
2) Porque existe uma verdade objetiva, fora de mim, a qual precisa ser obedecida;
3) Porque é a Palavra do Deus que me criou e salvou. É Sua carta de amor à todos que querem ser salvos e viver de forma correta aqui;
4) Porque ela é a única fonte segura de fé e prática pela qual podemos e devemos viver.

E, para finalizar, transcrevo o que Charles R. Swindoll ensina no livro - Abraão, um homem obediente e destemido, pag. 144.

"Porque nascemos com uma natureza pecaminosa e egoísta, não podemos olhar para dentro de nós mesmos e discernir a diferença entre certo e errado. Nossas convicções devem vir de um lugar que é mais elevado e melhor do que nossos desejos. Essa é uma das principais razões pelas quais Deus nos deu sua Palavra, a Bíblia. A mente de Deus define o bem e o mal, e ele escreveu o padrão com tinta preta em páginas brancas. Portanto, derivamos nossas convicções do Livro dos livros."


Portanto, se queremos caminhar seguros, devemos olhar para o que é imutável, infalível, eterno e verdadeiro: a Palavra de Deus que é a verdade – João 17:17

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: