PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PORQUÊ DEVO ME REUNIR COMO IGREJA?

O mundo dos negócios é marcado por reuniões. Pessoas viajam o país ou até para o exterior para reuniões empresariais. Às vezes vão e voltam no mesmo dia, apesar da longa distância. Existem reuniões produtivas e improdutivas, úteis e inúteis. O que é comum é que essas reuniões são para tentar resolver algo coletivamente.

Mas, o que dizer da reunião da igreja? Pra que ela serve? É realmente importante? Qual a sua finalidade?

A verdade é que a maioria das pessoas crentes que não faltam nas reuniões empresariais, são negligentes na reunião da igreja. Aqueles que viajam longas distâncias para reuniões de negócios, não andam minutos de carro para a reunião da igreja. Os que chegam antes para reuniões de negócios, atrasam para a reunião da igreja.

Primeiramente, vejamos para que a reunião da igreja não serve. Ela não é uma agência de empregos, onde vamos lá para ver se arrumamos um bom negócio e boa oportunidade de emprego. Ela também não é agência de namoro para solteiros. A reunião da igreja não é reunião de resolução de problemas, antes é reunião de gratidão e adoração a Deus por tudo o que Ele fez em Cristo Jesus. Não é reunião de negócios e tratativas. Não há nenhuma negociação ali, do tipo: vou me reunir para coagir ou impressionar a Deus e dar certo algo que quero em minha vida. De igual modo, a reunião da igreja não é cinema onde vamos assistir passivamente algo. Devemos oferecer um culto racional e agradável a Deus.

A razão de nos reunirmos não é nos encontrarmos, embora isso seja bom, não é para o nosso bem-estar, antes é para cultuar a Deus, Ele deve ser o centro do culto. O teólogo A. W. Tozer já disse acertadamente que "na maioria dos lugares é difícil conseguir levar alguém a uma reunião da qual a única atração é Deus." Quando tentamos fazer da reunião da igreja uma cópia de qualquer outra reunião ou ajuntamento de pessoas, caímos em inutilidade. O mesmo teólogo citado acima, noutra ocasião, disse: "A maior influência da igreja se faz sentir quando ela é diferente do mundo que vive. Seu poder consiste em ser diferente, cresce à medida que ela difere e diminui à proporção em que diminui a diferença."  O ajuntamento por si só não faz ser igreja.

Qual então a finalidade da reunião da igreja? A reunião da igreja é a reunião mais importante da terra, ela tem por finalidade cultuar a Deus e nisto está sua vital importância! Além disso, para as igrejas locais desfrutarem dessa realidade, é preciso atentar para que John Stott ensina: "Se for para uma igreja local tornar-se uma igreja do evangelho, ela não deve apenas receber o evangelho e passa-lo adiante, mas deve também incorporá-lo em uma vida comunitária de amor mútuo." Devemos expressar o amor de Deus em nossos relacionamentos. Isso também é ser igreja. Igreja é o corpo vivo de Cristo na terra!

Por isso, a igreja não é como um museu que expõe pessoas perfeitas. Pelo contrário, assemelha-se mais a um hospital para pecadores, de pessoas que foram convencidas pelo Espírito Santo de seus pecados e que precisam de Cristo como Senhor e Salvador. É lugar de pessoas em transformação!

Devemos nos reunir para cultuar a Deus, ouvindo o evangelho com o desejo de obedecermos as Palavras de Jesus e expressar amor genuíno uns pelos outros. Se, por um lado, não é lugar de pessoas perfeitas, até porque elas não existem; por outro, não é lugar de pessoas que se contentam com suas imperfeições, que se acomodam com seus pecados e continuam vivendo sem serem transformadas, sem buscarem reconciliação, sem praticarem o perdão, o arrependimento, amor fraternal, sem evidenciar cada vez mais o fruto do Espírito!

Não basta apenas frequentar as reuniões. Pense: levar o carro no mecânico já é suficiente? Não. Ele precisa examinar e consertar o problema. Do mesmo modo, não adianta irmos à reunião da igreja apenas. É preciso que o Espírito Santo, usando a Palavra de Deus, examine e sonde nosso coração nos levando ao arrependimento e transformação! Caso contrário, assim como um carro pode ficar estragado anos em uma oficina, uma pessoa pode ficar anos perdida dentro de uma igreja.                                                                                                                                                                                
Quando a reunião da igreja é algo cansativo para nós é sinal de que estamos ainda mortos em nossos delitos e pecados. Pense nisto: ver um filme é cansativo? Depende. Se ele for em um idioma que não entendemos é ou de assunto que não nos interessa. Por isso que a reunião da igreja e a leitura bíblica para certas pessoas é algo cansativo, elas não conhecem a linguagem da Palavra de Deus, não entendem pois estão mortas espiritualmente. É preciso nascer de novo!

Finalizando, Hermisten Maia, em seu livro Princípios de Adoração Cristã, fala com propriedade sobre culto: "O culto é justamente a expressão individual e coletiva da vida da igreja. O culto dominical que comunitariamente oferecemos a Deus nunca poderá ser algo maior do que a realidade da igreja no que se refere à sua comunhão com o Senhor. O culto coroa a nossa relação de amor e obediência a Deus. Temos prazer em cultuar porque sentimos alegria em conviver com o Senhor."

Vidas transformadas pelo poder do Evangelho são os melhores convites para que outros sejam ganhos pela verdade e façam parte da verdadeira igreja! Sua vida é um convite para que outros desejem o evangelho ou para que o rejeitem? Neutra sua vida não é. Se fazemos parte do corpo de Cristo, devemos nos reunir. Um membro não pode ser amputado e continuar vivo. Uma pessoa que diz pertencer ao corpo de Cristo não pode viver sozinha, solitária e individualmente.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: