PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 5 de julho de 2016

JÁ NASCI SABENDO!

A Bíblia nos ensina que já nascemos pecadores. Foi isto que Davi reconheceu quando confessou no Salmo 51, seu pecado com Bate-Seba. Davi não disse que passou a ser pecador a partir daquele pecado cometido. Ao contrário disto, ele afirma categoricamente no verso 1º do Salmo 1 que nasceu em pecado. 

O salmista se refere ao pecado original, aquele pecado cometido no Éden por Adão e Eva, que representavam a humanidade. Quando Adão e Eva pecaram, todos nós pecamos e, portanto, já nascemos pecadores (Romanos 5:12 a 21). 

Então, quando Davi afirma: "Eu nasci em pecado..." ele quer dizer que já nasceu sabendo cometer um monte de pecados, como, por exemplo, ser: crítico, vingativo, egoísta, assassino, glutão, avarento, idólatra, adúltero, imoral, infiel, invejoso e a lista continua. Ele não manifestava, assim como nós, todos esses pecados nos primeiros anos de vida. Mas seu coração, assim como o nosso, já nasceu inclinado para isso, já nasceu pecador. Por exemplo: quem ensina uma criança a ser egoísta com seus brinquedos, ou a ser rebelde com os pais? Ela precisa aprender justamente o contrário!

Pode ser que nem todos sejam assassinos, mas todos são potencialmente capazes de matar. Pode ser que nem todos sejam adúlteros, mas todos são plenamente capazes de adulterar. Existem pecados que nos são comuns, por não serem crimes pela leis dos homens, o que facilita sua prática, como: a inveja, a imoralidade, o egoísmo, etc. Quem nunca cometeu tais pecados? 

Então, infelizmente, todos nós nascemos sabendo pecar e vamos aprendendo a pecar mais com o passar dos anos, pois nascemos pecadores. Contudo, graças a Deus que enviou seu único Filho, Jesus Cristo, o Deus encarnado, para morrer por nós e nos libertar da escravidão do pecado, nos justificando e adotando. Agora, mesmo ainda pecadores, mas, salvos, justificados, podemos desfrutar de paz com Deus e aprender a dizer "não" ao pecado e "sim" para a vontade do Senhor. Estamos agora, aprendendo a fazer a vontade de Deus!

Alexandre Pereira Bornelli



Nenhum comentário: