PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 18 de julho de 2016

ANTES E DEPOIS

Quem tem carro, móvel ou aparelho eletrônico antigo sabe que eles aguentavam mais impacto, mais desafio e eram mais resistentes. 

Mas, não eram apenas os objetos que eram assim não; os casamentos duravam mais, as amizades duravam mais, as pessoas duravam mais no mesmo trabalho, na mesma igreja, na mesma casa. Os tênis, sapatos, chinelos e roupas aguentavam mais o tranco e mais remendos com a molecada brincando na terra, na chuva e no cimento. 

Hoje, ah... hoje, parece que tudo está se deteriorando: carros mais frágeis, casamentos e amizades descartáveis, pessoas em emprego e nas igrejas são turistas, tênis, roupas e chinelos não duram quase nada. Hoje somos conhecidos como a geração "mimimi", que só reclama, que tudo é bulling, processos por dano moral pra tudo, vingança por um simples apelido, brigas por uma simples risada, mortes por uma buzinada, inimizade por que não fomos convidados. 

Geração mimada, que quer tudo na hora, do jeito e quando deseja. Crianças não sabem esperar. Pais também não sabem ensinar. Todos são infantis, cada um na sua idade! Tudo isto é fruto, é resultado direto de uma geração que se afastou mais do que a geração passada, da Palavra e dos ensinamentos de Jesus. Ninguém medita mais nas Escrituras, apenas leem frases em redes sociais. Ninguém mais estuda a Bíblia, muitos ignoram a importância, outros desenvolveram suas próprias "teologias". Ninguém mais estuda a história da igreja, todos querem ser o centro da história. Ninguém mais aprende com os mais velhos, todos querem ser professores. Tudo ofende, tudo desagrada. Uma simples discordância é motivo para inimizade. 

Se antes o ditado dizia que "se jogava a água e a criança junto", hoje "se joga a água, a criança e a bacia junto". Ou seja: ou é do meu jeito ou não nada presta. Ninguém mais ora como o Salmista "Esperei confiantemente no Senhor..." (Sl 40). Quem hoje espera? Quem hoje confia no Senhor? 

Ah meu Senhor, em ensine tudo isto e me ensine a ensinar isto aos meus filhos e ensino a todos quantos precisam aprender estas preciosas verdades. Voltemos ao verdadeiro evangelho e por que não, à velha maneira de encarar a vida. Nenhuma geração foi perfeita e nem será. 

Mas, se tem uma coisa que é verdade é que na geração passada as pessoas eram, de um modo geral (salvo as exceções), mais responsáveis, com mais princípios morais, mais crentes em Deus. Retorno à 100 metros! Voltemos!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: