PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 26 de março de 2012

QUAL É A EVIDÊNCIA BÍBLICA DE QUE CONHEÇO A DEUS?

                               
Há um número enorme de pessoas que dizem conhecer a Deus. Porém, muitos falam isto sem um real conhecimento de quem é o Deus da Bíblia. Falam quem conhecem a Deus como conhecem a pontos turísticos, pessoas importantes, grandes cidades e outros países. Todavia, o conhecimento real de Deus é algo transformador. Quando realmente o Senhor desvenda os olhos de alguém para que este  O contemple (Sl 119:18), a vida de tal pessoa é profundamente marcada pelo início de uma transformação que durará toda a sua vida, que é conhecer a Deus na pessoa de Jesus Cristo.
Sabendo disto, João nos exorta em sua primeira carta. É o que lemos em I João 2: 3 a 6: “3. Ora sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. 4. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto conhecemos que estamos nele: 6. aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar como Ele andou.”
Alguns preciosos ensinamentos estão sendo ensinados por Deus, através de João, para nosso aprendizado. O primeiro está no verso 3, é o contraste entre o conhecimento apenas intelectual e o conhecimento real, prático e pessoal de Deus. O fato de guardarmos os mandamentos de Deus é uma prova incontestável de que realmente conhecemos o Senhor. Guardar os mandamentos aqui significa obedecê-los. E João sabe que ninguém de nós consegue fazer isto com perfeição. O que João nos ensina é que o desejo de obedecer aos mandamentos de Deus é algo determinante e prioritário na vida daqueles que realmente conhecem a Deus, ainda que imperfeitamente. De nada adianta falarmos que O conhecemos se não guardamos a Sua Palavra em nosso coração, se não procuramos obedecê-La e se Ela não é nossa regra de fé e prática. O segundo ensinamento está no verso 4. É a diferença entre falar e ser. Podemos ter um discurso bonito, dizendo que conhecemos a Deus, mas se não guardamos os seus mandamentos somos mentirosos, diz o texto. João combate a hipocrisia daqueles que apenas falam que conhecem a Deus, mas que suas vidas não evidenciam isso, pois não buscam obedecer à Sua Palavra. Entre o que falamos e o que fazemos, prevalece o segundo. Belas palavras sem uma vida compatível com elas é uma mentira, um engano e religião no pior sentido da palavra. O terceiro ensinamento está no verso 5 onde João continua dizendo que quando guardamos ou obedecemos a Palavra, nosso relacionamento com Deus progride e o amor de Deus vai sendo aumentado em nossa vida, fazendo-nos cada vez mais obedientes aos mandamentos bíblicos. No final do verso 5 João diz: “Nisto conhecemos que estamos nele...”, e, logo no início do sexto e último verso desta meditação, João faz um teste muito prático pra que cada um analise sua situação diante de Deus e veja se realmente O conhece. João finaliza ao dizer que aquele que fala que crê em Deus deve, necessariamente, andar como Jesus andou. Isto quer dizer que se conhecemos de fato o Senhor, andamos em obediência aos seus mandamentos e eles determinam nossos passos, atitudes, falar, comprar, vender e todos os nossos relacionamentos são realizados visando nossa obediência à Palavra de Deus.
Portanto, aprendemos que Deus deseja que guardemos de fato Sua Palavra.  Porém, ele sabe que não conseguimos fazer isto com perfeição, mas espera sinceridade e desejo de viver assim. Este texto bíblico nos coloca  diante de um ensinamento que não nos deixa enganar. Falamos que conhecemos a Deus? O fato de guardarmos os Seus mandamentos por si só responde a esta pergunta.  João acaba com a teoria falsa daqueles que dizem conhecer a Deus, mas que continuam sem qualquer transformação de vida. Um conhecimento teórico e intelectual de Deus não resolve nada. Precisamos conhecê-Lo verdadeiramente e isto nos traz implicações. A primeira delas é que começamos a desejar e buscar obedecer à Palavra de Deus. Então, a Bíblia começa a ser a regra da nossa vida, em todos os nossos relacionamentos, conjugais, familiares, pais e filhos, namorados, patrão e empregado e assim por diante. Guardar, crer, desejar obedecer, pautar nossa vida pela Palavra de Deus é a prova irrefutável de que realmente conhecemos a Deus.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: