PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 7 de março de 2012

FALANDO COM SALMOS

 
Em uma gostosa conversa, embora rápida, com um Senhor de 83 anos de idade, cristão genuíno, amigo pessoal, fiquei impressionado em sua dedicação de assimilar a Palavra de Deus.  Após alguns segundos de conversa sobre mudas de plantas, seu atual hobby, o que faz com maestria, o assunto virou para a Bíblia. Então, ele disse que de tanto ler e estudar o Salmo 119 ele o assimilou e o recita a qualquer tempo. Fiquei curioso. Então lhe disse: “posso perguntar versículos aleatórios ou o Sr. fala pela sequência numérica do Salmo?”. Dos dois jeitos, me respondeu sorrindo serenamente. O desafiei. Abri a Bíblia e comecei aleatoriamente perguntar o que estava escrito nos versículo tal e tal. Mal acabara de falar o número do versículo e o Sr já dizia o texto sem hesitação. Impressionante!  Perguntei fora de ordem e ele acertou todos! E fala com amor pela Palavra, não simplesmente, como uma tabuada.
Ao conversamos com este Sr. vemos seu amor pela Palavra de Deus. Ele assimilou outros salmos também. Durante a conversa ainda me falou que todos os dias ele lê a Bíblia! Todos os dias! Isto, sem dúvida, é um desafio à todos nós. Não apenas para sair tagarelando por ai, mas fazer como este Sr faz, falar com alegria, amando o Deus do Salmo, não falar por falar, decorar por decorar, mas para que a Palavra esteja sempre pronta para ser dita. É isto que Colossenses 3:16 nos diz: “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo, instruí-vos, aconselhai-vos uns aos outros em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração.” Também Josué 1:8: “Não cesses de falar desse Livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito...” ou, o Salmo 1: “...antes o seu prazer esta na lei do Senhor e nela medita dia e noite...”. Quando fazemos isto sem gratidão a Deus o resultado é trágico, não passa de exibicionismo de nossa parte. Contudo, quando assimilamos a Palavra de Deus como gratidão por tudo o que Ela representa em nossa vida, como este Sr. faz, então Deus é glorificado e nós somos edificados, como de fato fui edificado ao escutar este Sr. recitando o Salmo, fruto de sua gratidão a Deus. É como disse Smith Wigglesworth: “Encha seu coração e sua mente com a Palavra de Deus. Memorize versículo, de modo que você possa citar a passagem corretamente quando estiver em reuniões ao ar livre ou pregando para alguma pessoa. Ao fazer isso, estará lançando sementes no coração dela, as quais serão germinadas pelo Espírito Santo. Ele será capaz de trazer à sua mente aqueles textos que você memorizou um dia. Você precisa estar ensopado com a apalavra de Deus, tão cheio dela que você mesmo seja uma carta viva, conhecida e lida por todos os homens. Os crentes são fortes apenas quando a Palavra de Deus habita neles.” Que Deus ainda preserve este interesse e a saúde deste Sr. lhe dando mais e mais fome pela Palavra e pela leitura diária e condição de assimilação das Escrituras. Igualmente, que Deus desperte em todos nós o mesmo desejo, de ler todos os dias a Sua Palavra e até de assimilarmos o que lemos, que sejam poucos versículos, para que a Palavra estando em nossa mente e coração possa prevalecer em todos os nossos atos durante nosso viver, nos fazendo pensar nas coisas do  Alto enquanto vivemos nesta terra, para que, chegando aos 80 anos, se Deus assim permitir, tenhamos amor pela Palavra de Deus maior do que temos tido até agora.

Alexandre Pereira Bornelli

3 comentários:

Anônimo disse...

Este Sr. de 83 anos é um exemplo a todos nós, sou MUITO grata por ser sua filha e ter aprendido grande parte do que sei com ele, eu o amo muito, muito, muito.No meu aniversário passado ele me ligou e depois de dar os parabens me falou alguns salmos, aquilo foi um refrigerio para minha alma,mais do que qualquer presente valioso. Obrigada pela homenagem.
Bia

Fé em Cristo disse...

Parabéns pela intenção de levar a Palavra de Deus para todos! Coloquei nos meus seguidores.
Um abraço e muita paz!

Milton

Nal Pontes disse...

A palavra de Deus e alimento para nossas almas. Amei ler esse testemunho. Parabéns pelo blog